Promovido pela Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB) nesta quinta em São Paulo, o evento reúne profissionais de comunicação, marketing e publicidade para discutir e relatar o que os brasileiros estão fazendo na rede.
De acordo com os dados apresentados pela CEO do Ibope, 70% da população utiliza a internet, ocorrendo um crescimento nas classes C, D e E. "Apenas 15 meses após o lançamento do Orkut, em 2004, metade dos brasileiros já tinham perfil cadastrado na plataforma". disse Fábia.
As informações da apresentação sobre a internet foram compiladas de pesquisas já existentes. Para obtenção dos dados sobre as redes sociais foi considerado um universo de 20,7 milhões de internautas acima dos 18 anos no Brasil.
Sobre o conteúdo na web, a CEO disse que 81% dos entrevistados se importam com a qualidade da informação e não onde ela está publicada. "O uso das redes sociais é tão global quanto a Copa do Mundo" disse.
Uma novidade é o fato de 33% dos usuários de redes sociais acreditarem que estas platafromas fornecem todas as informações necessárias para manter o internauta atualizado com notícias de seu interesse.
O perfil do usuário é adulto, masculino, entre 20 e 50 anos. A maioria das pessoas acessa internet de casa e usa a rede para trocar mensagens instantâneas.
Na parte de publicidade online, a pesquisa revela que, entre 2003 e 2009, as campanhas publicitárias na internet cresceram 93%. "A previsão é que as redes sociais funcionem cada vez mais como ferramenta para escutar o consumidor. Será um novo business chamado CRM 2.0" disse Fábia.
Rede entra na era da geração de valor
Na opinião do jornalista Marcelo Tas, dono de um dos perfis mais populares do Twitter brasileiro, o país vive atualmente o momento em que o conteúdo online começa a adquirir valor para anunciantes e internautas. Tas participou do painel Velocidade da Informação ao lado de outros jornalistas que atuam online, como o editor-chefe de eleições do Terra, Bob Fernandes, e a colunista Erika Palomino.
Uma das formas de agregar valor nao conteúdo é a segmentação. Bob Fernandes ressaltou a oportunidade de direcionar a informação para diferentes públicos. Graças ao espaço disponível na web, é possível oferecer a cada tipo de público o conteúdo que mais lhe interessa.
Terra