De janeiro a julho deste ano, o comércio eletrônico faturou R$ 7,8 bilhões, um valor maior que os R$ 7,2 bilhões movimentados nos shopping centers da Grande São Paulo, de acordo com o estudo da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) feito em parceria com a E-Bit.
O crescimento do e-commerce foi de 41,2% em relação ao mesmo período de 2009. No total, todo o varejo da Grande São Paulo representou um faturamento de R$ 55,62 bilhões no período. Por conta do crescimento do e-commerce, a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), feita mensalmente desde 1970 pela Fecomercio, passa agora a acompanhar também o comércio eletrônico, que será denominado "e-PCCV".
A Fecomercio estima que as vendas pela internet cresçam a uma ordem de 25% ao ano. Segundo a entidade, se isso ocorrer, em dois anos as vendas online podem vir a superar as vendas de lojas de departamentos e de móveis e decoração. As vendas online hoje ocupam a nona posição no total do varejo e, com o crescimento, podem ocupar a sétima posição em breve.
Zumo Noticias