por Renata Leal
O Prêmio INFO 2010 dedica várias categorias para as pessoas e os serviços que se destacaram na internet este ano. Algumas delas são: rede social, perfil no Twitter e hashtag. Em rede social, os três concorrentes são os mais acessados pelos brasileiros: Orkut, Facebook e Twitter. Enquanto o Orkut ainda mantém sua popularidade por aqui, o Facebook ganhou mais adeptos – graças em parte à febre dos social games, que começou em 2009 e continua dando frutos – e o Twitter bombou, principalmente durante a Copa do Mundo. O Twitter no Brasil vive um momento de consolidação e amadurecimento, com muita influência do que está sendo mostrado e discutido na televisão. Por isso também foi possível observar a ascensão de famosos e celebridades entre os mais seguidos.
Em perfil no Twitter indicamos três nomes bem populares e de humor: @bomdiaporque, @OCriador e @PiadasNerds. O @bomdiaporque destila pílulas de mau humor várias vezes por dia a seus mais de 170 000 seguidores. O @OCriador é a figura de Deus “Onipresente, Onisciente, Onipotente e Online”, com mais de 500 000 seguidores. Envia mensagens a seus fiéis direto do Céu diariamente (e nos deu uma divertida entrevista recentemente). O @PiadasNerds diverte diariamente quem gosta de uma piadinha como esta: “Qual o autor que o Harry Potter lê quando está doente? R: Sara Mago. #PN_Literatura (Via @Pintuitter)”.
Entre as três hashtags indicadas, duas são muito usadas no Twitter: #fail e #prontofalei. A terceira virou sucesso internacional no início da Copa do Mundo, a #calabocagalvao, que chegou aos Trending Topics, especialmente depois de toda a história criada com uma suposta campanha para salvar o pássaro galvão. No fim, o apresentador Galvão Bueno tirou de letra a situação.
Você pode participar da votação de duas formas. Se você é assinante da INFO, pode votar pelo site www.premioinfo.com.br. É necessário ter em mãos o código de assinante (ele está impresso na etiqueta de endereçamento da revista). Se você comprou a revista na banca, pode preencher o formulário encartado na edição de outubro e mandar para nós. Contamos com seu voto!