Vinicius Aguiari, de INFO Online
SÃO PAULO - Cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, apresentaram um sistema de GPS capaz de reconhecer as expressões emocionais dos motoristas.
A ideia surgiu depois que o professor Peter Robinson perdeu a paciência com seu GPS nas ruas de sua cidade natal.
O dispositivo usa sensores para detectar expressões faciais, como caretas e carrancas, e um software de reconhecimento de voz para identificar o grau de irritação do motorista.
O protótipo envia essa informação para o software ligado a um robô, que vai sentado ao lado do motorista. Quando detecta raiva do motorista, o robô responde com expressões simpáticas.
Segundo Robinson, aparelhos de GPS são difíceis de serem utilizados. “Eu amo dispositivos como sistemas de navegação GPS por satélite, mas eu odeio o fato de que eles são tão difíceis de usar. Acho que eles foram concebidos por sádicos”, disse ele ao jornal britânico “The Daily Mail”.
"Estamos construindo computadores emocionalmente inteligente que pode ler minha mente e sei como me sinto. Os computadores são muito bons em entender o que alguém está escrevendo ou dizendo. Mas eles precisam entender não apenas o que estou dizendo, mas como eu estou dizendo isso", explicou o pesquisador sobre o seu projeto.
O grupo espera desenvolver um robô capaz de se comunicar com humanos. Nos testes realizados na Universidade de Cambridge, o protótipo do GPS identificou corretamente as emoções humanas em 70% das vezes.