BRASÍLIA - A Câmara analisa o Projeto de Lei 7956/10, do deputado Mendonça
Prado (DEM-SE), que obriga as empresas de telefonia a manterem postos de
atendimento direto nas áreas onde prestam serviços.
Pelo texto, cada posto poderá abranger a clientela de vários municípios,
desde que observado o limite de mil clientes por área. Caso a proposta venha a
ser aprovada, as empresas terão 90 dias para se adaptar à nova regra.
Mendonça Prado considera que o serviço de atendimento por telefone não tem
cumprido o objetivo de prestar auxílio eficaz ao consumidor, que perde muito
tempo em espera nos call centers. “Com a implementação de unidades físicas de
atendimento, o suporte ao consumidor será mais eficiente”, argumenta.
Tramitação
O projeto está apensado ao PL 2522/07, do Senado, com vários outros de teor
semelhante. As propostas serão analisadas pelas comissões de Trabalho,
Administração e Serviço Publico; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e
Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de
Cidadania. Posteriormente, seguirão para o Plenário.