É fato: a palavra "Google" já virou parte de nosso vocabulário. Quando
falamos para alguém "colocar algo no Google", todos entendem que estamos
sugerindo que o tema seja pesquisado na internet.
Um homem do Arizona, nos Estados Unidos, acredita bastante nisso e acha que o
verbete "Google" é tão conhecido que o registro da marca deveria cair, já que
palavras genéricas não podem ser registradas.
Ele entrou com uma ação com o pedido, mas, segundo o
Paid Content, a intenção de David Elliot é um pouco diferente. Ele é o dono
de nada menos do que 750 endereços de sites com a palavra "Google" - como, por
exemplo, Googledonaldtrump.com.
O Google não gosta muito dos sites de Elliot e tentou fazer o rapaz perder o
direito de todos os endereços. Foi aí que Elliot decidiu entrar com o pedido
para tirar a marca registrada do buscador. Ele afirma que precisa dos nomes para
iniciar um negócio baseado em "comércio, caridade e mais".
Marcas podem perder o registro quando palavras caem no uso diário das pessoas.
Nos Estados Unidos, isso aconteceu com expressões como "zipper", "yo-yo" e
"aspirina". Para o Google defender seu registro, precisará mostrar que, mesmo
que a palavra já seja sinônimo de busca na web, ela ainda é associada à empresa.
Olhar Digital