O Google e a Samsung anunciaram nesta terça-feira novos dispositivos que rodam o Chrome OS, sistema operacional baseado no popular navegador da gigante da internet. Além do novo Chromebook - notebook criado para uso específico do sistema operacional do Google que, uma vez conectado na nuvem, está sempre atualizado sem que o usuário tenha que fazer qualquer procedimento -, as duas companhias anunciaram a Chromebox, um desktop portátil.
A Chromebox tem 4 GB de memória RAM, processador Intel, conectividade Wi-Fi e seis portas USB. O desktop portátil rodando o sistema operacional do Google, ao ser conectado em monitores e teclados, se transforma em um PC. O aparelho já está à venda por US$ 329.
Já o Chromebook Series 5 550 tem tela de 12,1 polegadas, processador Intel, duas portas USB e 4 GB de memória RAM. O aparelho conta ainda com câmera HD e contectividade Wi-Fi. Aparelhos com modem 3G também estão disponíveis. O notebook chega às lojas dos Estados Unidos e Reino Unido a partir de US$ 449. Ao contrário de outros notebooks, o aparelho não tem disco rígido. O Chromebook tem 16 GB de memória flash - a mesma presente em smartphones e tablets - e salva os documentos dos usuários na nuvem.
Novo Chrome Os
O Chrome OS foi lançado em 2010 totalmente baseado na navegação na web, tendo o Google Chrome como área de trabalho. O Google, porém, anunciou nesta terça-feira algumas mudanças no sistema. A principal delas é um design mais amigável e semelhante ao de sistemas operacionais tradicionais.
A nova versão estável conta com uma barra de tarefas semelhante ao do Windows e um gerenciador de janelas. A nova interface vai de encontro ao conceito original do Chrome OS, de que tudo que o usuário fazia em um computador poderia ser feito em um navegador de internet.
A reformulação do Chrome OS inclui ainda a capacidade de visualizar formatos de arquivos criados em softwares populares como Word e Excel sem a necessidade de instalação de aplicativos. Além disso, o sistema operacional agora permite criar e editar documentos off-line. A sincronização com o Google Docs ocorre na próxima conexão.
O Google também renovou a experiência multimídia, criando um editor de fotos que permite editar, gerenciar e publicar imagens na web. A companhia anunciou também o Chrome Beta Remote Desktop, que conecta PCs com Windows ou Mac ao Chrome OS, dando acesso remoto a arquivos de outros dispositivos.