Como o próprio nome sugere, o concorrente do
Google para o
iPad aposta numa tela 7 polegadas. O processador que movimenta o tablet é um
Nvidia quad-core, apoiado por 1 Giga de memória RAM e 16 Giga de armazenamento.
Evidentemnte, o aparelho tem conexão Wi-Fi e traz embutido um chip NFC (Near
Field Communication), que faz com que o aparelho possa ser usado, por exemplo,
para pagamentos simplesmente aproximando-o de terminais específicos. No conjunto
ótico, o Nexus 7 oferece uma câmera fronta de 1,2 megapixel e um decepção: não
tem câmera traseira, ao contrário de seus concorrentes. O
Google afirma que a bateria do tablet é capaz de suportar até 8 horas de uso
contínuo, o que o coloca novamente abaixo de iPads e Galaxys. Para controlar o
aparelho, a nova versão do Androi, a Jelly Bean - que promete ser mais rápida e
mais leve que a atual Ice Cream Sandwich.
Integração
O novo tablet chega ao mercado apostando numa grande integração com a
Google Play (loja de aplicativos do Android). Entre as novidades estão um
recurso que identifica músicas automaticamente - do mesmo jeito que o Shazam, um
aplicativo bastante popular, já faz. Há também um tipo de banca de revistas e
jornais digital, na qual os usuários poderão passear pelos títulos e capas numa
interessante interface com imagens em 3D. Os recursos do
Google Translate estão sendo colocados à disposição dos usuários por meio do
Currents. Trata-se de um serviço que promete traduzir páginas de revistas e de
jornais.
Mercado
Como todos os outros concorrentes do mercado de tablets, o
Google está mirando no
iPad da Apple, mas pode acabar acertando outro rival no meio do caminho, o
Kindle Fire, da Amazon. A faixa de preço do Nexus 7 está na casa dos 200
dólares, a mesma faixa do produto da Amazon, que atualmente é que mais vende
tablets entre os aparelhos Android. O
iPad ainda está numa folgada liderança, com mais de 70% do mercado global de
tablets. O Nexus 7 foi anunciado oficialmente durante a
Google I/O, conferência de desenvolvedores da empresa. O aparelho começa a
ser vendido nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália a partir da
segunda quinzena de julho.
Olhar Digital