A CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, afirmou que a parceria com a
Microsoft no segmento de buscas não está oferecendo ganhos de mercado ou
estímulo à receita, de acordo com informações da
Reuters.
Em 2010, o
Yahoo! e a
Microsoft assinaram um acordo de parceria em buscas com duração de dez anos.
A ideia era unir forçar para tentar combater o Google, líder mundial em buscas.
A união, no entanto, não atendeu as expectativas.
A gigante de buscas continua a dominar o segmento. Em dezembro de 2012, a
empresa era responsável por 66,7% do mercado norte-americano, a mesma fatia que
possuia em 2010, segundo dados da comScore.
"Um dos pontos da aliança é que desejamos ampliar nossa participação de mercado
juntos, e não simplesmente trocarmos participação um com o outro", disse Mayer
durante evento em São Francisco (Estados Unidos). "Nosso maior problema de
negócios no momento é exibir mais anúncios. Basicamente, precisamos que mais
pessoas vejam anúncios para que possamos ter crescimento", completou a
presidente-executiva.
A receita do
Yahoo! ficou inalterada em 2012 em relação ao ano anterior. A companha
registrou receita de cerca de US$ 5 bilhões, valor abaixo dos US$ 6,3 bilhões
reportados em 2010.
Novo acordo
No início do mês, o Google e o Yahoo!, segundo e quarto sites mais acessados do
mundo, anunciaram um acordo global inédito para publicidade online.
A partir de agora, o Googleexibirá propaganda direcionada nos sites e
aplicativos para celulares e tablets do rival com base nas palavras digitadas
nas buscas.
"Assinamos um acordo não exclusivo para exibir anúncios em vários sites que
pertencem ao Yahoo e alguns outros sites que levam nossa marca usando os
mecanismos Google AdSense e Google AdMob", escreveu a empresa em comunicado.
O Yahoo! espera que a parceria permita a exibição de anúncios mais
significativos em suas páginas. Segundo a companhia, as propagandas contextuais
aparecerão aleatoriamente para os internautas.
O acordo é uma importante manobra que acontece sob a gestão de Marissa Mayer,
que por 13 anos trabalhou no Google. Considerado por ela o “vovô das empresas de
internet”, o Yahoo! vive um tempo de reformulação em seu modelo de negócios.
Marissa quer incutir na empresa a cultura dos dispositivos móveis, já que a
companhia oferece muitos dos serviços mais usados em telefones, como e-mail,
notícias, previsão do tempo, compartilhamento de fotos. O desafio, segundo ela,
é torná-los amigáveis e rentáveis.
Olhar Digital