O mercado de computadores pessoais teve o pior trimestre da história, segundo o IDC. As vendas de PCs caíram 14% nos últimos três meses, se comparado ao mesmo período do ano passado. A consultoria esperava uma queda de apenas 7,7% no primeiro trimestre do ano.
De acordo com a consultoria, o Windows 8 é o grande responsável pela "morte" dos PCs. "Infelizmente está claro que o lançamento do sistema operacional da Microsoft não conseguiu impulsionar o setor e ainda atrasou o mercado", disse Bob O’Donnell, vice-presidente da IDC.
Para ele, a remoção do familiar botão “Start” e os recursos touch encontrados no Windows 8 deixaram os PCs menos atraentes e os tablets mais interessantes. "A Microsoft terá de tomar decisões muito difíceis se quiser ajudar a revigorar o mercado de computadores pessoais", concluiu.
Uma tabela publicada pelo Business Insider mostra que quatro das cinco maiores fabricantes do segmento tiveram baixas de 2012 para 2013. A HP e a Dell viram suas vendas caírem 23,7% e 10,9%, respectivamente, a Acer despencou 31,3%, e a Asus caiu 19,2%. Somente a Lenovo permaneceu igual durante o período.
Olhar Digital