O projeto, uma parceria entre a prefeitura do Rio e a montadora Nissan, deverá levar 15 táxis desse tipo às ruas até o fim do ano.
Carros verdes
Os veículos, que têm uma autonomia de 160 km, são do modelo Leaf (folha em inglês, uma referência ao lado "verde" dos carros elétricos).
Lançado comercialmente nos Estados Unidos, na Europa e no Japão em dezembro de 2010, o modelo já tem mais de 50 mil unidades vendidas em todo o mundo.
O módulo de 24 baterias de íons de lítio pode ser recarregado em carregadores caseiros em até oito horas, ou em apenas 20 minutos com os carregadores rápidos, que serão instalados em postos da Petrobras.
Todos os dias, os dois motoristas deverão buscá-los em um prédio da prefeitura, em Botafogo, e levá-los ao aeroporto.
Com carga que possibilita rodar até 160 quilômetros sem abastecer, os taxistas poderão recarregar em postos da Petrobras na Barra da Tijuca e na Lagoa. Para receberem os veículos, os profissionais passaram por treinamento de dois meses.
O prefeito destacou o caráter experimental da iniciativa: "É uma fase experimental mesmo. O ideal é que a gente consiga desenvolver subsídios para que as pessoas possam adquirir esse tipo de carro. São experiências que vão criando uma cultura".
Inovação Tecnológica