Isso será possível com a criação de um novo cabo superleve e superforte - na verdade, uma espécie de cinta, tecida com fibras de carbono.
Em vez dos fios de aço entrelaçados usados nos cabos de aço comuns, a cinta é formada por quatro fitas de fibra de carbono seladas em plástico transparente.
O plástico é necessário para proteger as fibras de carbono do atrito e aumentar a vida útil do con
junto. Cada fita tem 4 centímetros de largura por 4 milímetros de espessura - elas se parecem com uma régua escolar flexível.Limitações dos elevadores
Os cabos de aço usados nos elevadores atuais só conseguem alçá-los a alturas por volta dos 500 metros.
Isso significa que as pessoas que querem chegar ao topo do Burj Khalifa, em Dubai, com seus 828 metros, precisam fazer uma baldeação, trocando de elevador um pouco abaixo dos 500 metros.
Mas a Torre do Rei, na Arábia Saudita, que deverá ser concluída em 2019, terá mais de 1 quilômetro de altura - estima-se que haja mais de 20 prédios com mais de 500 metros de altura sendo projetados ou construídos em todo o mundo.
UltraRope
Por isso, a empresa finlandesa Kone decidiu pesquisar formas de criar cabos mais leves e mais resistentes. O resultado é a sua UltraRope (ultracorda, em tradução livre).
A UltraRope supera ligeiramente a resistência à tensão do aço, mas pesa sete vezes menos. Assim, a força gasta para sustentar o peso do próprio cabo passa a ser aplicada para sustentar apenas o elevador.
"E ela vai durar muito mais do que o cabo de aço," garantiu Johannes de Jong, gerente de tecnologia da empresa, acrescentando que o consumo de energia dos elevadores também é cerca de 15% menor.
A inovação está sendo vista por especialistas como o maior avanço na tecnologia dos elevadores desde o seu surgimento, há mais de 150 anos.
Inovação Tecnológica