Acabaram os rumores sobre o massivo realinhamento da Microsoft. Em uma longa carta aos funcionários, o CEO Steve Ballmer explica nesta quinta-feira, 11, a nova organização que apelidou de "Uma Microsoft". A companhia "enxuga" processos, passa a se dividir em "serviços e dispositivos" e dá novas perspectivas aos executivos.
Terry Myerson, acostumado com a divisão do Windows Phone, comandará um novo grupo de engenheiros focados em sistemas operacionais que abrangem consoles, plataformas móveis e o tradicional PC.
Julie Larson-Green, que até esta semana respondia pelo Windows em substituição a Steven Sinofsky, tomará conta do hardware (incluindo Surface, Xbox, e todos os acessórios relacionados a computadores) e também será responsável pelo entretenimento. A Qi Lu caberá gerir um departamento focado em aplicativos, serviços e novos produtos.
O braço empresarial, com assuntos como datacenter, database e Tecnologia da Informação, ficará a cargo de Satya Nadella. No departamento de pesquisa, sai Rick Rashid, deslocado para cuidar de sistemas operacionais, e entra Eric Rudder.
As ações de marketing ganham a supervisão de Tami Reller, atuante em quase todas as versões mais recentes do Windows. Ao lado dela estão Mark Penn, responsável direto pelas campanhas publicitárias, e o COO Kevin Turner, à frente das vendas mundiais, suporte e contato com as lojas.
Comandante da divisão do Skype, Tony Bates ganha mais importância com o desafio de liderar o desenvolvimento do grupo chamado "evangelista". Bates estará em contato com parceiros como Nokia e Yahoo para identificar oportunidades nos setores online e móvel. Por fim, Amy Hood toca o time financeiro sob os olharares de Kevin Turner.
Steve Ballmer aposta que as mudanças darão mais fluidez à companhia, com a aproximação das divisões para um trabalho mais eficiente. "Uma estratégia, todos juntos, com boa comunicação, decisiva, e energia positiva é o único jeito de voar", escreveu o CEO.
Olhar Digital