"Alguma coisa está errada por aqui: falta investimento e capital para otimizar o potencial de internet. Queremos trazer competitividade saudável", afirmou o diretor-geral Yan Di em evento realizado em São Paulo. Segundo ele, o Google responde por 91% das pesquisas no mercado brasileiro, contra 70% na média global, participação que pula para 98% quando analisados apenas os dispositivos móveis.
Na China, é o Baidu quem ostenta a confortável posição de líder isolado, supremacia que lhe rendeu o apelido de "Google" local. A plataforma concentra mais de 80% das pesquisas feitas pelos cerca de 650 milhões de internautas e detém a expressiva base de 500 milhões de usuários únicos por dia. O sucesso é atribuído principalmente à complexidade do idioma, que afugentou concorrentes estrangeiros.
Para o diretor-geral da companhia, a má reputação de produtos chineses no mercado brasileiro, conhecidos como "xing-lings", não deverá ser um impedimento à expansão. Yan Di acredita que os consumidores se acostumam cada vez mais com as soluções asiáticas de boa qualidade e destaca o que chama de "2ª onda de investimentos chineses", focada em serviços em vez de hardware e infraestrutura.
Avesso a promessas, o executivo evita falar em volume de participação na internet brasileira e não revela quanto será investido nos próximos anos. Diz apenas que o país é prioritário e que, neste primeiro momento, pretende estudar o comportamento dos usuários para entendê-los. A experiência será utilizada também para elaborar um modelo de negócios a fim de ganhar dinheiro por aqui, já que todos os produtos são gratuitos.
O algoritmo
Em desenvolvimento há dois anos e ainda
em fase de testes, o algoritmo que
alimenta a versão em português se chama
Alladin, em referência ao gênio da
lâmpada. Segundo Di, que esconde os
diferenciais, o sistema será "inovador"
e causará "sensação de choque" nos
internautas.
Conforme já adiantado pelo
Olhar Digital, sabe-se
apenas que o serviço permitirá o consumo
de conteúdo diretamente na página de
exibição dos resultados.
Olhar Digital