Em março de 2013, o Facebook anunciou que realizaria mudanças no visual do feed desktop, que tinha como objetivo diminuir a confusão e focar nas histórias de pessoas e páginas que mais importavam para os usuários. Um ano depois, as mudanças prometidas finalmente serão aplicadas, em parte.
Antes de chegar para todos os usuários da rede social, algumas pessoas que usam o Facebook em inglês tiveram acesso, avaliaram o novo feed de notícias e deram uma resposta aos desenvolvedores. Após os testes, chegou-se à conclusão de que as imagens e fotos em tamanho maior deveriam ser adotadas, mas que a navegação de um modo geral havia sido prejudicada.
Para poder usar as fotos grandes, como já acontece na versão móvel, os desenvolvedores resolveram, segundo eles próprios, unir “o melhor dos dois mundos”. Para isso, removeram feeds de notícias secundários que ficavam na lateral esquerda, como “Todos os amigos” e “Grupos”. Também mudaram a fonte para Helvetica e Arial, além de alterarem a cor do fundo para um tom em cinza claro.
2) O novo visual chega ao Brasil em um mês
De acordo com o a assessoria do Facebook no Brasil, os usuários da rede social de todo o mundo não vão ter que esperar muito para testar o novo feed de notícias. “No período de um mês todos os usuários já deverão estar com a News Feed nova”, informou. As novidades do news feed afetam apenas a versão para computadores da rede social. As versões para dispositivos móveis, como o site mobi, e os aplicativos para Android e iOS não serão alteradas.
3) Brasileiros não terão Graph Search Bar
O novo visual do Facebook tem o Graph Sarch Bar (barra de busca social) como carro-chefe mas, de acordo com a assessoria da rede social, a ferramenta não será disponibilizada juntamente com o redesenho. Ou seja, os usuários brasileiros ainda não poderão usar a busca social em português mesmo com o novo news feed.
A busca social, como é chamada, é uma espécie de pesquisa inteligente, que permite encontrar pessoas, restaurantes, páginas, lugares etc. usando termos específicos que se aproximam à língua falada. Por exemplo, se a pessoa digitar na barra de busca “Fotos que eu curti” ou “Cidades que minha família visitou”, vai obter como resultado exatamente o que quer.
Se duas pessoas procurarem pelo mesmo termo, terão acesso a resultados diferentes, pois são baseadas e seus contatos e interações. Com o recurso, é possível encontrar qualquer informação compartilhada com você e por você no Facebook.
4) Ainda não há previsão para busca social no Brasil
O Graph Search foi anunciado em março de 2013 por Mark Zuckerberg, juntamente com as mudanças visuais propostas. Em julho do mesmo ano, a ferramenta foi colocada à disposição para os usuários do Facebook em inglês. Porém, com a chegada do novo news feed, os usuários brasileiros ficarão de fora.
Mas, poderão continuar testando a busca social ao usar a versão em inglês da rede social (realizando as buscas em inglês, é claro). Ainda não há previsão para que a busca social chegue em português.
5) O novo visual não muda a ordem do feed de notícias
As alterações no feed de notícias do Facebook são puramente visuais, ou seja, não alteram não altera a forma como o conteúdo é exibido para os usuários. Também não mudam a maneira como os posts são classificados no feed de notícias: anúncios e posts continuam do mesmo tamanho e apenas as imagens ganham destaque.
Olhar Direto