Um programa de computador conseguiu reconhecer estados emocionais das pessoas com 87% de precisão, com pequenas variações de uma emoção para outra.
O algoritmo, que combina duas formas bem conhecidas de detectar emoções - a dinâmica da digitação e a análise de padrões dos textos digitados - foi criado por Nazmul Nahin e seus colegas da Universidade Islâmica de Tecnologia, em Bangladesh.
Para fornecer dados para o sistema, os pesquisadores pediram que voluntários observassem o seu estado emocional depois de digitar textos específicos, bem como em intervalos regulares durante o uso normal do computador (texto livre).
Isto gerou dados sobre padrões de digitação associados com sete estados emocionais - alegria, medo, raiva, tristeza, desgosto, vergonha e culpa.
Para ajudá-los a analisar os textos, os pesquisadores usaram um banco de dados padrão de palavras e frases associadas com os mesmos sete estados emocionais.
Depois de executar uma variedade de testes, eles descobriram que os seus novos resultados combinados são melhores do que os resultados gerados pelas duas técnicas aplicadas isoladamente.
A alegria, por exemplo, foi detectada pelo programa com 87% de precisão, e a raiva com 81% - as melhores taxas de detecção entre as sete emoções.
Computação afetiva
Os pesquisadores avaliam que seus resultados são uma contribuição importante para o que eles chamam de "computação afetiva", a tentativa de "detectar a emoção do usuário em um determinado momento".
Segundo a equipe, apesar de todos os avanços na capacidade e no desempenho dos computadores, pouco se fez em termos de suas interações com os usuários.
"Sistemas computacionais que puderem detectar a emoção do usuário podem ser muito melhores do que os atuais sistemas de jogos, ensino on-line, processamento de texto, processamento de imagem e vídeo, autenticação de usuários e de inúmeras outras áreas onde o estado emocional do usuário é fundamental," escreveram eles.
Inovação Tecnológica
- LEDs fornecem "suplementação luminosa" para plantas
- Quanto ouro se pode extrair de celulares reciclados?
- Melhor guarda-sol do mundo é testado com sucesso
- Nanotecnologia melhora brilho de LEDs orgânicos em 400%
- Sensor captura 12 vezes mais cores que olho humano
- Água da Terra é mais velha do que o Sol
- Computador afetivo sabe o que você está sentindo
- Celulares dispensarão torres para se interconectar
- Veículo autônomo não precisa de ruas para se orientar
- Monte seu próprio biochip conectando as peças
- Facebook dobra recompensa para quem achar bugs em anúncios
- Mercado de TI escolhe profissionais pelo comportamento
- Maior rival do Google é a Amazon, declara Eric Schmidt
- Google melhora sistema de tradução do Chrome
- Conheça o relógio inteligente que vira celular
- Google testa potencial serviço de internet ultrarrápida
- Nova bateria de íon-litio chega a 70% da carga em apenas 2 minutos
- Japão tem programa de jejum de internet com acampamento na floresta
- Oi lança no Brasil o primeiro chip de triplo corte
- Este é o futuro do photoshop e parece mágica