Uma equipe de pesquisadores de Singapura desenvolveu uma nova geração de baterias de íons de lítio que podem receber até 70% de carga em apenas dois minutos. Isso significa que ela carregaria um carro elétrico em apenas 15 minutos. E eis o melhor: ela dura mais de 20 anos.
Normalmente, ficamos céticos em relação a novas tecnologias de baterias, mas há motivos para ficarmos esperançosos em relação a essa descoberta. A nova bateria não é exatamente nova. É apenas uma melhoria em relação à tecnologia já existente de íon-lítio.
A parte principal vem na forma de nanoestruturas. Em vez do grafite normalmente usado para criar o ânodo da bateria, essa nova tecnologia usa um gel de dióxido de titânio, que é mais barato. É o mesmo material usado no protetor solar para absorver os raios ultravioletas. Os cientistas encontraram uma forma de transformar o composto em nanoestruturas que aumentam a velocidade do processo de recarga. E de fato eles fazem isso: com essa pequena inovação, as baterias carregam até 20 vezes mais rápido e duram até 20 vezes mais.
“Com a nossa nanotecnologia, carros elétricos poderão aumentar o alcance dramaticamente em apenas cinco minutos de recarga, o que está próximo do tempo necessário para bombas de gasolina encherem o tanque dos carros atuais”, disse o Professor Chen Xiadong da Universidade Tecnológica Nanyang em um release. Pense agora no que isso pode fazer pelo seu smartphone.
Os pesquisadores dizem que a tecnologia estará no mercado dentro de dois anos. Promessa de recarga rápida para baterias não é novidade, mas o fato dessa nova bateria usar tanta tecnologia já existente nos dá motivos para acreditar que agora vai dar certo.
Boa Dica
- LEDs fornecem "suplementação luminosa" para plantas
- Quanto ouro se pode extrair de celulares reciclados?
- Melhor guarda-sol do mundo é testado com sucesso
- Nanotecnologia melhora brilho de LEDs orgânicos em 400%
- Sensor captura 12 vezes mais cores que olho humano
- Água da Terra é mais velha do que o Sol
- Computador afetivo sabe o que você está sentindo
- Celulares dispensarão torres para se interconectar
- Veículo autônomo não precisa de ruas para se orientar
- Monte seu próprio biochip conectando as peças
- Facebook dobra recompensa para quem achar bugs em anúncios
- Mercado de TI escolhe profissionais pelo comportamento
- Maior rival do Google é a Amazon, declara Eric Schmidt
- Google melhora sistema de tradução do Chrome
- Conheça o relógio inteligente que vira celular
- Google testa potencial serviço de internet ultrarrápida
- Nova bateria de íon-litio chega a 70% da carga em apenas 2 minutos
- Japão tem programa de jejum de internet com acampamento na floresta
- Oi lança no Brasil o primeiro chip de triplo corte
- Este é o futuro do photoshop e parece mágica