Histórias de notebooks e celulares que explodem ou pegam fogo por problemas em suas baterias têm diminuído, mas ainda preocupam.
Prejuízo maior ocorreu quando todos os aviões Boeing 787 Dreamliners - o moderníssimo "avião de plástico" - foram impedidos de voar em 2013 até que suas baterias fossem consideradas seguras.
Por essas e outras - carros elétricos inclusive - está chamando a atenção uma inovação realizada por Siu-On Tung e seus colegas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Tung usou Kevlar, um material usado em coletes à prova de balas, para criar uma barreira entre os eletrodos das baterias de lítio.
Essa barreira ultraforte impede o crescimento dos minúsculos "tentáculos" metálicos que se formam com o uso da bateria, e que, em condições extremas, geram os curto-circuitos que fazem com que a bateria pegue fogo ou mesmo exploda.
Membrana isolante
A equipe chamou sua criação de "bateria à prova de balas", o que evidentemente não é correto, por mais significativo que seja o desenvolvimento - bateria à prova de curto-circuitos seria uma alegação mais razoável, mas que ainda terá que ser demonstrada nos chamados "testes de tortura".
"Ao contrário de outros materiais ultrafortes, como os nanotubos de carbono, o Kevlar é um isolante. Essa propriedade é perfeita para separadores que devem prevenir curto-circuitos entre os eletrodos," resumiu o professor Nicholas Kotov, que entende do assunto: sua equipe já havia criado um plástico transparente tão resistente quanto o aço.
Enquanto os poros das membranas atualmente usadas nas baterias de lítio têm dimensões na faixa das centenas de nanômetros, os poros da nova membrana têm entre 15 e 20 nanômetros, pequenas o suficiente para deixar passar os átomos de lítio, mas grandes o bastante para impedir que as "raízes metálicas" - as estruturas tecnicamente chamadas dendrímeros - passem e causem um curto-circuito.
Inovação Tecnológica
- Via Láctea pode ser um gigantesco buraco de minhoca
- Óculos comuns viram óculos de sol ao seu comando
- Invento evita evaporação de represas e gera energia
- Hardware reconfigurável mais próximo da realidade
- Bateria à prova de balas não explode
- Radar de busca indica caminhos para suas dúvidas
- Computadores e telas flexíveis vão demorar?
- Vêm aí as panelas antiadesão de bactérias
- Filme plástico comestível desenvolvido pela Embrapa
- Radiofármaco será produzido dentro de um biochip
- Garoto fatura US$ 1,3 milhão por ano com canal no YouTube
- Google e Microsoft se unem para melhorar detecção de vírus
- Compartilhe sua conexão da internet sem utilizar roteador
- Fundador do Alibaba foi rejeitado em Harvard 10 vezes
- Primeiro celular com Ubuntu vira realidade e começa a ser vendido
- Rumor aponta para unificação entre facebook e whatsapp
- Carbon system: Um Spyware que age como espião cibernético
- Robô-Aspirador ataca sul-coreana enquanto ela dorme
- Whatsapp começou a testar recurso de chamada de voz
- Sistema usa calor dos computadores para aquecer ambientes