Já foram feitas inúmeras tentativas de dar um aspecto mais gráfico e mais interativo aos mecanismos de busca, mas até agora nada parece ter superado o gosto dos internautas pela caixinha simples de texto do Google.
Cientistas da computação da Universidade Aalto, na Finlândia, estão novamente se arriscando na área, e acreditam ter encontrado uma forma de suscitar paixões entre os internautas menos afetos a ficar digitando perguntas.
Tuukka Ruotsalo e seus colegas desenvolveram um novo motor de busca, batizado de SciNet, que substitui a digitação de termos e perguntas por tarefas de reconhecimento, mostrando as palavras-chave relacionadas com a busca do usuário em um gráfico dinâmico que tem o aspecto de uma tela de radar.
Segundo Ruotsalo, o usuário pode obter resultados mais relevantes e mais diversificados com o "radar de busca" especialmente quando não sabe exatamente o que está procurando, ou não sabe como formular uma consulta para encontrar o que deseja.
Radar de busca
Uma vez iniciado com uma palavra-chave tradicional, o SciNet exibe uma série de palavras associadas e temas no radar.
Com ajuda dos indicadores de direção na tela, o motor de busca mostra como esses temas estão relacionados uns com os outros. A relevância de cada palavra-chave depende da distância de cada uma do ponto central do radar, com as mais relevantes ficando mais próximas do centro.
O motor de busca também sugere alternativas conectadas com o tema inicial, nas quais o usuário pode não ter pensado ao fazer a consulta.
O usuário então arrasta as palavras de seu interesse pela tela do radar, criando associações e dando relevância a cada uma. O mecanismo de busca, por sua vez, responde com novas sugestões, listadas no formato tradicional no lado direito.
Novas interfaces
A equipe está tentando criar um motor de busca que seja mais adequado a novas interfaces, incluindo telas grandes sensíveis ao toque, ou a detecção de movimentos por meio de interfaces neurais, eliminando assim a necessidade de toque, com o usuário fazendo sua busca usando apenas seus pensamentos.
Eles estão particularmente interessados em conectar o radar de busca com os óculos de realidade aumentada desenvolvidos pela própria equipe para tentar deduzir o interesse do usuário.
Inovação Tecnológica
- Via Láctea pode ser um gigantesco buraco de minhoca
- Óculos comuns viram óculos de sol ao seu comando
- Invento evita evaporação de represas e gera energia
- Hardware reconfigurável mais próximo da realidade
- Bateria à prova de balas não explode
- Radar de busca indica caminhos para suas dúvidas
- Computadores e telas flexíveis vão demorar?
- Vêm aí as panelas antiadesão de bactérias
- Filme plástico comestível desenvolvido pela Embrapa
- Radiofármaco será produzido dentro de um biochip
- Garoto fatura US$ 1,3 milhão por ano com canal no YouTube
- Google e Microsoft se unem para melhorar detecção de vírus
- Compartilhe sua conexão da internet sem utilizar roteador
- Fundador do Alibaba foi rejeitado em Harvard 10 vezes
- Primeiro celular com Ubuntu vira realidade e começa a ser vendido
- Rumor aponta para unificação entre facebook e whatsapp
- Carbon system: Um Spyware que age como espião cibernético
- Robô-Aspirador ataca sul-coreana enquanto ela dorme
- Whatsapp começou a testar recurso de chamada de voz
- Sistema usa calor dos computadores para aquecer ambientes