Microfone gerador
Gritar com a bateria do seu celular quando ela ameaçar lhe deixar na mão logo poderá ajudar a, pelo menos, diminuir o problema.
Pesquisadores desenvolveram um microfone do tamanho de um selo postal que captura energia acústica e gera eletricidade, que pode então ser usada para recarregar uma bateria.
Mas a ideia não é que você fique gritando ao celular - ainda que algumas pessoas já façam isso normalmente - mas capturar o som ambiente para recarregar a bateria continuamente.
Xing Fan, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, criou o microfone a partir de um pequeno pedaço de papel.
Ele usou um laser para traçar uma matriz de furos microscópicos no papel. Um dos lados foi revestido com cobre e posto sobre uma folha de igual tamanho de Teflon. Finalmente, as duas folhas foram unidas pelas laterais, para que não se separem.
Gerador acústico
As ondas sonoras fazem com que as duas folhas vibrem de modo diferente, levando-as a se tocar e se separar continuamente. Isso gera uma carga elétrica, da mesma forma que acontece quando você esfrega um balão em seu cabelo. Essa carga elétrica pode então ser encaminhada para uma finalidade útil.
A carga elétrica também pode ser convertida em uma vasta gama de frequências sonoras, permitindo que os sons iniciais sejam amplificados.
A quantidade de energia gerada pelo microfone depende do seu tamanho, mas fica ao redor de 121 miliwatts por metro quadrado.
"Ele pode ser fabricado em qualquer tamanho que você queira," disse o professor Zhong Wang, coordenador da equipe, que já havia criado um gerador triboelétrico que captura eletricidade estática.
Mas ele admite que um microfone do tamanho de um selo instalado em um celular só seria capaz de ajudar a manter a carga da bateria, e não carregá-la totalmente.
Inovação Tecnológica
- Luz é parada e depois segue seu caminho
- Tatuagem eletrônica lê sua mente para controlar equipamentos
- Universo pode acabar em um "vazio" escuro?
- Microfone de papel ajuda a recarregar o celular
- Câmera digital funciona sem gastar energia
- Sala de teletransporte fica do tamanho de um chip
- Cérebro artificial de luz com neurônios de fibra óptica
- Filtro de ar coleta 10 vezes seu próprio peso
- Nanorrobô de DNA já mexe os braços
- Olho de inseto estabiliza voo de robôs
- Novo navegador da Microsoft supera Chrome em teste
- Facebook libera chamadas de vídeo pelo app Messenger
- Máquina transforma fezes de cachorro em energia elétrica
- Saiu a lista dos vencedores do "Oscar da Internet"
- Balas desenvolvidas perseguem alvos em movimento
- Asus lança notebook de alto desempenho com tela 4K
- Cientistas criam câmera que funciona sem depender de baterias
- Brasileiro é o que mais se preocupa com reputação na WEB
- Você poderá usar um smartphone com windows 10 como PC
- Aplicativo pornô que imita o dubsmash infectou 500 mil aparelhos