Automontagem
Em 2013, pesquisadores da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha demonstraram uma técnica para fabricação de nano-objetos com moléculas de DNA que superou de longe a versão anterior da técnica conhecida como origami de DNA.
Agora, a mesma equipe deu um passo adiante com uma técnica que permite encaixar os formatos complementares sem precisar usar a tradicional equivalência de pares de base do DNA.
Isto não apenas abre o caminho para a fabricação, não de nano-objetos estáticos, mas de nanomáquinas funcionais com partes móveis, como também permite programar as peças básicas para que elas se estruturem sozinhas, um processo conhecido como automontagem.
Thomas Gerling e seus colegas demonstraram o poder da nova técnica construindo uma série de dispositivos, incluindo um nanorrobô em formato humanoide com braços móveis, um livro que se abre e fecha, uma engrenagem e um atuador.
Hierarquia em camadas
Para superar as limitações das ligações com pares de base, que só permitem produzir estruturas relativamente simples, Gerling usou duas outras técnicas biomoleculares: a forma como as proteínas usam a complementaridade de formas para simplificar sua conexão com outras moléculas e a tendência dessas proteínas de formar ligações químicas relativamente fracas, que podem ser facilmente quebradas quando não são mais necessárias.
"Isso nos deu uma hierarquia de forças interagindo em camadas," explica o professor Hendrik Dietz, "e a capacidade de posicionar - precisamente onde nós precisamos - domínios estáveis que podem reconhecer e interagir com seus parceiros de ligação."
É isso que permite que os braços do nanorrobô se movam, o que é conseguido com as moléculas dos ombros mudando de configuração. Essa alteração é feita usando íons positivos em solução, mas a equipe demonstrou outras alterações feitas com calor.
O professor Dietz afirma que, usando esta técnica, construir nanomáquinas é como montar um brinquedo com blocos de Lego: "Você projeta os componentes para que eles sejam complementares, e pronto. Não é mais necessário ficar ajustando sequências de pares de base para conectar componentes."
Inovação Tecnológica
- Luz é parada e depois segue seu caminho
- Tatuagem eletrônica lê sua mente para controlar equipamentos
- Universo pode acabar em um "vazio" escuro?
- Microfone de papel ajuda a recarregar o celular
- Câmera digital funciona sem gastar energia
- Sala de teletransporte fica do tamanho de um chip
- Cérebro artificial de luz com neurônios de fibra óptica
- Filtro de ar coleta 10 vezes seu próprio peso
- Nanorrobô de DNA já mexe os braços
- Olho de inseto estabiliza voo de robôs
- Novo navegador da Microsoft supera Chrome em teste
- Facebook libera chamadas de vídeo pelo app Messenger
- Máquina transforma fezes de cachorro em energia elétrica
- Saiu a lista dos vencedores do "Oscar da Internet"
- Balas desenvolvidas perseguem alvos em movimento
- Asus lança notebook de alto desempenho com tela 4K
- Cientistas criam câmera que funciona sem depender de baterias
- Brasileiro é o que mais se preocupa com reputação na WEB
- Você poderá usar um smartphone com windows 10 como PC
- Aplicativo pornô que imita o dubsmash infectou 500 mil aparelhos