Uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B International mostra que para 21% dos internautas, as suas senhas não têm nenhum valor para os criminosos. O estudo apura também que os internautas muitas vezes escolhem o caminho mais fácil ao criar e armazenar suas senhas.
Apenas 26% dos respondentes criam uma sequencia diferente para cada conta, enquanto 6% dos entrevistados usam software especial de armazenamento de senha. Outros 18% anotam as senhas em um caderno, 11% armazenam em um arquivo no próprio dispositivo e 10% colocam uma etiqueta perto do computador. Além disso, 17% das pessoas compartilham livremente as suas senhas de contas pessoais com membros da família e amigos.
Enquanto isso, as estatísticas mostram que o roubo de senhas é uma ocorrência comum. Tanto é assim que 14% dos entrevistados de 23 países também informaram que suas contas tinham sido invadidas durante o ano. "Mesmo se você não for uma celebridade ou um bilionário, os cibercriminosos podem lucrar com suas credenciais", afirma Peter Aleshkin, gerente de marketing para varejo de mercados emergentes da Kaspersky Lab.
"Uma senha é como a chave de sua casa; você não iria deixar a porta destrancada ou colocar suas chaves onde qualquer um poderia encontrá-las, só porque você acha que não tem alguma coisa de grande valor. Assim é possível evitar muitos problemas com a criação de senhas complexas, específicas para cada conta e o armazenamento cuidados delas em um lugar seguro", complementa o especialista. Para proteger sua conta contra acessos não autorizados, seguem algumas regras simples:
Crie uma senha exclusiva para cada conta: se uma delas for roubada, as outras permanecerão seguras. Crie uma sequência complexa que não será fácil de roubar mesmo usando programas especiais. Utilize, pelo menos, oito caracteres, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais de pontuação. Não use nomes de animais de estimação ou datas de nascimento! Não compartilhe suas senhas, nem mesmo para seus amigos. Se os cibercriminosos não conseguirem rouba-la de você, eles podem ter acesso a elas ao infectar o dispositivo de outra pessoa. Armazene suas senhas em um lugar seguro. Não anote em um papel ou salve as sequencias no computador sem uma proteção adequada.
Boa Dica
- Engenheiro diz ter criado "material mais eficiente do Universo"
- Risco de racionamento da Internet é real, dizem pesquisadores
- Mesoátomos: Arte que promete novas tecnologias
- Celulares farão download de energia para baterias
- Asas de pássaros geram energia para coletar dados
- Motor a jato feito por impressão 3D chega a 33.000 rpm
- Telas e câmeras vão se comunicar sem você saber
- Touchpad de unha para não desplugar nunca
- Tela de papel é brilhante, barata e descartável
- Quadros do futuro, negros ou brancos, serão eletrônicos
- Saiba quais são os horários de pico nas redes sociais
- Facebook começa finalmente a suportar gifs animados
- Realidade virtual será o próximo grande tema tecnológico
- Sua senha é segura? A da maioria na internet não é !
- Lãmpada funciona sem bateria ou energia, utilizando apenas a gravidade
- Internet chegará a 3,2 BI de usuários até fim de 2015, estima ONU
- No futuro pode ser possível desbloquear o smartphone com a mente
- É possível pegar vírus por whatsapp?
- Não fique refém do computador; saiba como fazer backup de arquivos
- Pioneira dos buscadores da web põe patentes à venda