Apesar de alguns eventuais aumentos na conta de luz, que nos ajudam a relembrar que elas existem, as lâmpadas elétricas são algo tão banal em nosso cotidiano que nem lembramos que, para algumas pessoas, algo para iluminar sua casa à noite é um luxo. Em países em que a coisa realmente "está na m", o jeito de não ficar no total breu é usar as ineficientes lâmpadas de querosene.
O maior problema dessas lâmpadas nem é o fato serem coisa do passado. A fumaça gerada pela queima do querosene nessa forma arcaica de iluminação é o equivalente ao consumo de 40 cigarros por dia. Além de cara - a querosene consome até 30% da renda familiar em países mais carentes - essas lâmpadas causam 3% da emissão de CO de todo mundo, e ainda causam queimaduras de a 1.5 milhões de pessoas ao ano... só na Índia!
Para criar uma lâmpada barata e confiável, o pessoal da The GravityLight Foundation usou uma força que nunca para, e está em todo lugar: a gravidade. Com um peso de 12 KG de qualquer coisa - tipo um saco com pedras - a lâmpada consegue um décimo de Watt, energia suficiente para alimentar os LEDs. O tempo que a lâmpada consegue ficar ativa varia de acordo com a distância que o peso está do chão e, quando termina sua decida, basta puxar a corda novamente para repetir o processo. Colocando a lâmpada a 1,8 metros do chão, você consegue em torno de 20 minutos de iluminação.
A Gravity Light tem custo pouco abaixo de US$ 10, algo caro para as comunidades que o projeto pretende atingir, mas que leva apenas três meses para ser recuperado, considerando o custo com a querosene nas lamparinas tradicionais.
O projeto tem uma forte conotação assistencial. O objetivo é construir as Gravity Lights no Quênia, facilitando a distribuição na África e ao mesmo tempo gerando empregos na região. Se está interessado em ajudar a iniciativa, o Gravity Light possui uma campanha no IndieGoGo, onde você pode contribuir com a expansão da organização, que não possui fins lucrativos.
Boa Dica
- Engenheiro diz ter criado "material mais eficiente do Universo"
- Risco de racionamento da Internet é real, dizem pesquisadores
- Mesoátomos: Arte que promete novas tecnologias
- Celulares farão download de energia para baterias
- Asas de pássaros geram energia para coletar dados
- Motor a jato feito por impressão 3D chega a 33.000 rpm
- Telas e câmeras vão se comunicar sem você saber
- Touchpad de unha para não desplugar nunca
- Tela de papel é brilhante, barata e descartável
- Quadros do futuro, negros ou brancos, serão eletrônicos
- Saiba quais são os horários de pico nas redes sociais
- Facebook começa finalmente a suportar gifs animados
- Realidade virtual será o próximo grande tema tecnológico
- Sua senha é segura? A da maioria na internet não é !
- Lãmpada funciona sem bateria ou energia, utilizando apenas a gravidade
- Internet chegará a 3,2 BI de usuários até fim de 2015, estima ONU
- No futuro pode ser possível desbloquear o smartphone com a mente
- É possível pegar vírus por whatsapp?
- Não fique refém do computador; saiba como fazer backup de arquivos
- Pioneira dos buscadores da web põe patentes à venda