Segundo o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab Brasil, Fabio Assolini, não há como pegar vírus diretamente pelo WhatsApp. "Essa mensagem maliciosa é enviada por um vírus do tipo worm que está presente no celular, mas que não foi transmitido pelo aplicativo", explica.
Os vírus são contraídos principalmente por usuários do chamado "root" --a grosso modo, um tipo de desbloqueio do celular que permite baixar qualquer conteúdo da Google Play (seja ele pago ou gratuito), além de apps piratas que não existem na loja oficial. (Saiba mais sobre root em http://zip.net/bwrdzg)
"Hoje, 98% dos vírus criados para smartphones são para Android", afirma Assolini. "Ainda não foram encontradas ameaças para Windows Phone e as que apareceram para iOS afetam especialmente usuários que realizaram o jailbreak [processo para desbloquear vários recursos]." (Saiba mais sobre jailbreak em http://zip.net/bkrd2r)
Por meio do WhatsApp, há duas formas bem comuns de entrar em contato com vírus. A primeira é ao baixar arquivos (música, foto ou vídeo) de usuários já contaminados. A segunda, clicar em um link malicioso enviado por um contato.
"A popularidade do aplicativo tem sido usada como chamariz pelos hackers. Eles enviam mensagens maliciosas com links oferecendo versões do programa para PC, ativação da função da chamada de voz, entre outros. Nunca clique nestes endereços", aconselha o diretor de marketing da AVG Brasil, Mariano Sumrell. Solução
Para eliminar estes problemas de seu smartphone utilize um antivírus. O programa fará uma verificação completa e removerá tudo que está atrapalhando o desempenho de seu Android. Entre os apps que cumprem os requisitos estão Kaspersky Internet Security (http://zip.net/bhrdbv), TrustGo Antivirus & Mobile Security (http://zip.net/bnrc6x) e AVG Mobile Antivírus (http://zip.net/bhjWLS).
Alguns usuários que realizaram o root em seu Android podem não notar diferença após fazer a varredura. Isso ocorre porque, em alguns casos, o antivírus não consegue remover a ameaça.
"Certos aplicativos piratas possuem vírus embutidos em seus códigos que são impossíveis de excluir com programas de segurança", afirma Assolini. "A única opção neste caso é restaurar o padrão de fábrica do celular."
Para isso, siga o trajeto Configurações > Fazer backup e redefinir > Configuração original > Redefinir telefone. Vale lembrar que este tipo de procedimento fará com que você perca todos os dados presentes em seu smartphone.
Boa Dica
- Engenheiro diz ter criado "material mais eficiente do Universo"
- Risco de racionamento da Internet é real, dizem pesquisadores
- Mesoátomos: Arte que promete novas tecnologias
- Celulares farão download de energia para baterias
- Asas de pássaros geram energia para coletar dados
- Motor a jato feito por impressão 3D chega a 33.000 rpm
- Telas e câmeras vão se comunicar sem você saber
- Touchpad de unha para não desplugar nunca
- Tela de papel é brilhante, barata e descartável
- Quadros do futuro, negros ou brancos, serão eletrônicos
- Saiba quais são os horários de pico nas redes sociais
- Facebook começa finalmente a suportar gifs animados
- Realidade virtual será o próximo grande tema tecnológico
- Sua senha é segura? A da maioria na internet não é !
- Lãmpada funciona sem bateria ou energia, utilizando apenas a gravidade
- Internet chegará a 3,2 BI de usuários até fim de 2015, estima ONU
- No futuro pode ser possível desbloquear o smartphone com a mente
- É possível pegar vírus por whatsapp?
- Não fique refém do computador; saiba como fazer backup de arquivos
- Pioneira dos buscadores da web põe patentes à venda