Pequena
empresa desafia Microsoft com PC próprio
Alexandre Mandl
O Linux realmente pode mover montanhas. Pelo menos é essa a teoria da
companhia americana Linare. Com apenas 30 funcionários, a empresa aposta
que o seu PC de US$ 199, com Linux instalado, pode ser o maior sucesso.
A tática da empresa
americana é semelhante ao que o Wal-Mart faz com o seu atacadão de PCs.
O segredo dessa iniciativa é usar o Linux e os componentes mais baratos
do mercado para montar máquinas. Pois bem, com essa combinação,
computadores começam a surgir no mercado por ninharias. É justamente
pelo bolso que companhias como a Linare querem ganhar o consumidor da
Microsoft.
Para ter um atrativo
ainda maior, a Linare afirma que o seu Linux é especialmente preparado ao
seu hardware. Quem comprar o seu PC Linare terá um sistema formatado para
as especificações do seu PC. É como se fosse uma adaptação da política
da Apple ao mercado do pingüim.
De acordo com a
companhia, o PC vem com um processador VIA de 1 GHz, 128 MB de memória,
20 GB de disco rígido, um Linux com interface KDE e com o OpenOffice
instalado.
Mercado Mundial
A estratégia da Linare não
é apenas ganhar o consumidor americano, mas dos quatro cantos do mundo.
No caso, os olhos da companhia crescem principalmente para o mercado
indiano. No país de Gandhi, muitos usuários ainda utilizam PCs arcaicos
com Windows 3.1. Oferecer uma alternativa de ponta com preço atrativo é
o que falta ao país. Logo, uma das principais apostas da companhia é
chegar a esse público.
Quando se fala de Estados
Unidos, a empresa quer se firmar como uma porta de entrada do Linux. Seria
o equivalente a oferecer aos americanos uma introdução barata de um PC
com o pingüim.
Questionada sobre uma
possível chegada ao mercado brasileiro, a Linare informa que "não
existe nenhuma previsão quanto ao assunto".
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