Publicidade
na Internet esboça reação nos EUA
A
publicidade online, com a ajuda de empresas tradicionais, está iniciando
uma recuperação nos Estados Unidos, depois da prolongada seca que se
seguiu ao colapso das companhias de Internet, dizem observadores do setor.
Anunciantes tradicionais
como as montadoras de automóveis estão começando a alocar proporção
maior de seus orçamentos de marketing à Web, ajudando o setor de
publicidade online a dar seus primeiros passos rumo ao que os analistas vêem
como uma recuperação sustentável.
"Demorou muito tempo
para que os problemas fossem superados e o foco voltasse aos anunciantes
significativos", disse Gary Stein, analista da Jupiter Research.
Embora a publicidade
online tenha ficado mais conhecida como mecanismo que viabilizou planos de
negócios mirabolantes de empresas de Internet, sendo que muitas delas
fecharam as portas, as companhias tradicionais recentemente passaram a
usar abordagens mais sutis, como retornos pagos em listas de busca e anúncios
inteligentes animados.
"Estamos
definitivamente procurando mudar a maneira pela qual alocamos nossa verba
de mídia, dando à Internet uma parcela que acreditamos seja proporcional
ao melhor retorno sobre o investimento, em nossa estimativa", disse
Marc Fireman, diretor mundial de marketing interativo na Reebok.
Safa Rastchy, analista do
US Bancorp Piper Jaffrey, afirmou em recente nota de pesquisa que espera
que o crescimento da publicidade online este ano exceda consideravelmente
a faixa dos 15%, ante estimativas anteriores de menos de 10%.
Importantes empresas de
Internet estão agora tentando com mais afinco atender às necessidades
dos anunciantes de todos os setores, com preços e formatos mais flexíveis
e uso mais inteligente da tecnologia.
Reuters
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