No Brasil, 76% das empresas sofreram fraude
SÃO PAULO – Nada menos de 76% das empresas brasileiras já
sofreram algum tipo de fraude. A conclusão foi da pesquisa A Fraude no
Brasil, realizada pela consultoria KPMG.
Segundo ela, 48% das fraudes em empresas foram causadas por funcionários das
próprias companhias; 52%, por fontes externas, dentre elas prestadores de serviços
(21%), clientes (17%) e fornecedores (10%).
As maiores perdas vieram da falsificação de cheques ou documentos, roubo de
ativos e contas de despesas. As companhias afirmaram que 73% das fraudes foram
inferiores a 1 milhão de real, mas em 46% dos casos, o valor não foi
recuperado.
Comércio eletrônico
Entre as empresas que participaram da pesquisa, 56% delas atuam em Business
to Business, 14%, no Business to Consumer e 30% delas em ambas as áreas.
Dessas companhias, apenas 9% reportaram ter sofrido algum tipo de fraude
online. A infecção de vírus, a desconfiguração do site e a queda dos
sistemas foram os problemas reportados nesse percentual.
As companhias vêem na falha de implementação de uma política de segurança
a maior ameaça em transações eletrônicas (57%). Os hackers foram eleitos o
segundo maior risco do meio eletrônico (56%), seguidos pelos administradores de
sistemas (21%) e pelos funcionários da companhia (20%).
Apesar dessa preocupação com segurança, a KPMG verificou que 46% das
companhias não têm procedimentos estabelecidos para tratar problemas com
segurança.
A KPMG realizou a “Fraude no Brasil” com as 1000 maiores companhias
nacionais. Desse montante, 20% delas participaram de todas as fases da pesquisa.
Flávia Yuri, da INFO
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