No Brasil, 76% das empresas sofreram fraude

SÃO PAULO – Nada menos de 76% das empresas brasileiras já sofreram algum tipo de fraude. A conclusão foi da pesquisa A Fraude no Brasil, realizada pela consultoria KPMG.

Segundo ela, 48% das fraudes em empresas foram causadas por funcionários das próprias companhias; 52%, por fontes externas, dentre elas prestadores de serviços (21%), clientes (17%) e fornecedores (10%).

As maiores perdas vieram da falsificação de cheques ou documentos, roubo de ativos e contas de despesas. As companhias afirmaram que 73% das fraudes foram inferiores a 1 milhão de real, mas em 46% dos casos, o valor não foi recuperado.

Comércio eletrônico

Entre as empresas que participaram da pesquisa, 56% delas atuam em Business to Business, 14%, no Business to Consumer e 30% delas em ambas as áreas.

Dessas companhias, apenas 9% reportaram ter sofrido algum tipo de fraude online. A infecção de vírus, a desconfiguração do site e a queda dos sistemas foram os problemas reportados nesse percentual.

As companhias vêem na falha de implementação de uma política de segurança a maior ameaça em transações eletrônicas (57%). Os hackers foram eleitos o segundo maior risco do meio eletrônico (56%), seguidos pelos administradores de sistemas (21%) e pelos funcionários da companhia (20%).

Apesar dessa preocupação com segurança, a KPMG verificou que 46% das companhias não têm procedimentos estabelecidos para tratar problemas com segurança.

A KPMG realizou a “Fraude no Brasil” com as 1000 maiores companhias nacionais. Desse montante, 20% delas participaram de todas as fases da pesquisa.

Flávia Yuri, da INFO

 

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