Spam
chega aos telefones celulares
O spam atravessou a fronteira do e-mail e chegou aos telefones celulares,
transformando-se num crescente pesadelo para os usuários, que têm que
pagar por mensagems eletrônicas indesejadas. O problema, é verdade, não
alcança a dimensão que tem nos computadores, nos quais são recebidas
diariamente dezenas de mensagens oferecendo desde soluções para
problemas financeiros e disfunções sexuais até ofertas de pornografia.
O que ocorre na Internet
é tão preocupante que políticos, empresas telefônicas e usuários começaram
a agir contra o grupo de companhias que enviam mensagens de texto não
solicitadas.
Um dos exemplos de
empresas telefônicas em ação contra spamers acaba de ocorrer no Japão,
onde o envio de mensagens de texto por telefones celulares é muito comum.
Naquele país, um usuário de celular pode receber até 30 mensagens spam
por dia, sendo cobrado por elas.
A KDDI, uma das
principais companhias de telecomunicações e celulares do Japão,
anunciou na segunda-feira passada que proibiu 25 empresas de enviar estes
textos depois de estas ignorarem sua política sobre spam. É a primeira
decisão tomada por uma companhia de telecomunicações japonesa contra
spamers, e com certeza não será a última, pois 120 empresas que
costumam enviar lixo eletrônico foram advertidas sobre suas atividades.
Nos Estados Unidos, as
empresas de telecomunicações estão elaborando estratégias similares e
tentam fazer todo o possível para que os spamers percebam que é melhor não
expandir suas atividades aos celulares. or enquanto, elas se comprometeram
a devolver o custo das mensagens recebidas (entre US$ 0,02 e US$ 0,10 por
mensagem de texto), mas os usuários têm que exigir o pagamento.
A luta contra os spamers
não é gratuita. De acordo com a firma americana IDC, uma das principais
de análise do setor de tecnologia da informação, no último ano o
volume de junk mail que chega às caixas de correio eletrônico dos
internautas americanos cresceu 85%.
Os spamers enviaram 4,9
trilhões de mensagens que custaram US$ 8,9 bilhões "Spam"
chega aos telefones celulares à economia americana só em perda de
produtividade pelo tempo requerido para apagar as mensagens indesejadas.
Em maio, pela primeira vez na história da internet, mais da metade dos
e-mails recebidos por empresas americanas foram spams.
Recente pesquisa
realizada por uma publicação especializada indica que as mensagens eletrônicas
indesejadas são uma dos maiores dores de cabeça dos usuários, muitas
vezes superando até mesmo os vírus informáticos. Os políticos
americanos tentam, então, achar soluções para o problema.
Rush Holt, representante
democrata por Nova Jérsei, apresentou este ano uma lei para proibir os
"spams" enviados a telefones celulares. Mas as mensagens de
texto não são a única ameaça para os aparelhos e usuários. As
empresas de telemarketing estão começando a ligar cada vez mais para
telefones móveis, o que também custa dinheiro aos usuários.
Por isso, a Comissão
Comercial Federal começará a elaborar em julho uma lista de telefones, a
pedido dos assinantes, que permanecerão vetados para as companhias de
telemarketing.
Agência EFE
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