Como conviver com a poluição do e-mail

O e-mail não é mais aquele, assolado por vírus, spam e filtros. Momentos preciosos perdidos na limpeza do lixo que chega, sem a certeza de que as mensagens enviadas serão lidas. Algumas medidas ajudam.

Carlos Nepomuceno

Esqueçam tudo que aprendemos sobre correio eletrônico. Lentamente, sem percebermos, ele está virando um fax. Já é quase necessário confirmar o recebimento da mensagem pelo telefone.

Quem depende da rede para ganhar dinheiro tem agora uma grande e nova dor de cabeça.

Você já criou filtros, se cadastrou nos provedores anti-spam, consegue colocar spammers na lixeira... E aí surge um grande problema: como separar de todo aquele lixo as missivas de novos negócios válidos, as propostas de emprego e os amigos distantes?

Os softwares anti-spam ainda são muito imaturos e o trabalho para separar a água do óleo é gigantesco, pouco efetivo e tem tirado minutos e oportunidades preciosas de muita gente.

Não há jeito: temos de conviver agora na web das propagandas digitais e dos filtros anti-spam, e precisamos adotar uma nova conduta ecológica para ajudar e ser ajudado.

Eis algumas regras básicas do "Green-antispam-peace":

1 - quando enviar um e-mail pela primeira vez para alguém, cadastre previamente o destinatário na sua relação de contatos válidos. Quando ele responder, já não irá para o bolo dos possíveis spammers;

2 - coloque o nome e o sobrenome no texto. Muitos filtros tratam de maneira diferente quando aparecem essas referências na carta. Em alguns casos, eu tenho colocado até o nome no assunto e detalhado o máximo que posso, por exemplo: "João - contato via Carlos Menezes - Nepomuceno";

3 - ao enviar, ative no programa a ferramenta "Return Receipt/Confirmar Recebimento". E peça para que a pessoa dê retorno;

4 - coloque na assinatura o telefone e o celular, pois no caso de problemas de ambos os lados, abre-se uma possibilidade de comunicação. Auxilia também colocar o número de contato do mensageiro instantâneo (ICQ, Messenger e outros). [Webinsider]


 

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