Internet é alvo para
fraudes de roubo de identidade
O número de fraudes online vem crescendo de forma
constante nos últimos meses e passou a representar uma grande porção
de todas as reclamações de consumidores relacionadas a roubo de
identidade nos Estados Unidos no ano passado, informou o USA Today.
Segundo dados recentes da Comissão Federal de Comércio (FTC)
americana, o roubo de identidade - prática de forjar cartões de crédito
e executar compras ou contas rapidamente com o nome de outra pessoa -
contabilizou 43% de todas as 380 mil reclamações registradas em 2002
pela agência e outros órgãos de defesa de consumidor nos EUA.
Além disso, os responsáveis pela proeza estão cada vez mais
utilizando a Internet para procurar parceiros de fraude dispostos a
atrair novas vítimas. Eles aproveitam-se de sites e e-mails para lançar
seus planos, ao invés de usar o telefone ou o correio para realizar
suas artimanhas - métodos mais comuns antigamente.
De acordo com a FTC, 47% das queixas das vítimas de fraude - aquelas não
relacionadas a roubo de identidade - estavam ligadas à Internet, um
volume bem acima dos 31% reportados em 2000.
O órgão estima que os consumidores daquele país tenham perdido mais
de US$ 343 milhões em 2002 com roubos de identidade, fraudes em leilões
online e provedores de Internet temporários, bem como com os
tradicionais esquemas de proteção ao crédito e apostas em corridas de
cavalos pela rede.
IDG Now!
|