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Estudo mostra que música
aumenta gastos em jantar
A música clássica pode ser uma dádiva para os proprietários de
restaurantes. Pesquisa da Universidade inglesa de Leicester divulgada
hoje indica que as melodias de Mozart, Bach e Beethoven tocadas nos
estabelecimentos gastronômicos faz que com que os clientes sintam-se
mais afortunados e os encoraja a gastar.
Os pesquisadores descobriram que música clássica, freqüentemente
associada a luxo, foi o recurso mais eficiente em encorajar as pessoas a
gastarem seu dinheiro em jantares que custaram mais de U$ 40 por cabeça.
Quando a música tocada era Britney Spears, os clientes gastavam menos
de US$36,75 por pessoa. Sem música ambiente, o gasto ficava em torno de
US$35.
"Quando você ouve um trecho musical, isto ativa vários tipos
de conhecimentos" explicou Adrian North, um experiente acadêmico
em psicologia que realizou experiências em um restaurante próximo à
universidade por um período de três semanas.
"Se você ouve música clássica, isto traz todos os tipos de
conotações de sofisticação, fartura e fortuna e faz com que você
sinta um pouco luxuoso. Em um restaurante, a música pode ter o efeito
de fazer vocês gastar um pouco mais de dinheiro", completou North.
James Davis, proprietário do restaurante Softley, onde a pesquisa
foi executada, afirmou: "Eu acho que esta descoberta irá afetar
definitivamente o que nós tocaremos no futuro".
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