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48,7% dos internautas brasileiros usaram "e-banking" em setembro
da Folha Online
O número de usuários brasileiros de serviços bancários on-line cresceu 10,4%
durante os nove primeiros meses de 2003, totalizando 3,42 milhões de pessoas em
setembro, segundo estudo do Ibope/NetRatings. O instituto de pesquisas aponta
que 47,8% da população de internautas domésticos no Brasil utilizaram sites
financeiros no mês.
De acordo com o estudo, os brasileiros são referência mundial em serviços
financeiros pela web: usam internet banking mais que os internautas nos EUA
(42,4%), Espanha (39,6%), Reino Unido (46,8%), Japão (22,3%) e Itália (26,7%).
Em termos percentuais, o Brasil perde apenas para a França, onde 53,8% dos
internautas visitaram sites financeiros no período.
No entanto, "somos recordistas em termos de tempo on-line no setor, com média
mensal de 1h01min, superando todos os outros países", revela Marcelo
Coutinho, diretor de serviços de análise do Ibope/NetRatings.
Os norte-americanos gastam 55 minutos mensais com internet banking, contra 56
minutos dos franceses.
Aderência
Coutinho explica que os sites financeiros possuem algo conhecido como alta aderência
--geram um grande número de visitas repetidas e muito tempo gasto em busca de
informações e serviços.
Quando analisado o tempo que os internautas passam em sites financeiros, em
setembro, eles deixaram para trás inclusive páginas de entretenimento (52
minutos) e notícias (44 minutos). O tempo gasto em sites do setor só foi menor
do que o passado em portais.
Instituições
O crescimento no uso de internet banking não foi homogêneo entre as instituições
financeiras.
Segundo o Ibope/NetRatings, entre janeiro e setembro deste ano, o Unibanco e o
Banco do Brasil registraram crescimento de 14,2% e 7,1%, respectivamente, no número
de visitante. Enquanto isso, o Itaú e Real viram seu número de visitantes
encolher 15,4% e 17,7%, respectivamente.
No caso do Itaú, a principal queda em termos de visitantes foi observada entre
os profissionais liberais (45% a menos no período). No Itaú, os empresários e
profissionais autônomos foram os principais responsáveis pela baixa. A classe
teve queda de 13% no número de usuários de serviços de e-banking.
Visitantes
Impulsionados pela maior gama de serviços oferecidos para o cidadão --e não
apenas aos correntistas--, os sites de bancos públicos lideraram o ranking de número
de visitantes.
O Banco do Brasil recebeu 1,027 milhão de visitas e ficou em primeiro lugar,
seguido pela Caixa Econômica Federal (978 mil), Itaú (788 mil) e Bradesco (743
mil).
"Devidamente direcionados, os esforços e serviços do BB e CEF poderão
ser um importante agente para a maior democratização no acesso à internet no
Brasil, principalmente entre as camadas mais populares", avalia o
executivo.
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