Microsoft quer introduzir software em veículos

A Microsoft quer expandir seu reinado aos automóveis e para isso já convenceu alguns fabricantes a utilizarem seu sistema operacional para navegação na Internet e reprodução de música nos veículos. Não satisfeita com sua presença em mais de 90% dos computadores pessoais, tanto em residências como em escritórios, e em boa parte de outros artigos eletrônicos, como telefones celulares, a Microsoft aquece os motores para levar seus softwares aos automóveis.

Segundo o site CNET.com, o gigante da informática já convenceu a BMW e, possivelmente, a Honda e a Volvo, a utilizarem uma versão do sistema operacional Windows CE nos complementos eletrônicos de seus veículos. A Microsoft, localizada em Redmond (no estado de Washington), tentava há muito tempo penetrar neste mercado, mas até o momento não tinha obtido muito sucesso.

No entanto, o presidente da companhia, Bill Gates, deu mais força à empreitada em uma reunião com pesquisadores, na qual previu que, dentro de três anos, 30% dos veículos terão um sistema que utilizará o Windows CE. Os analistas acreditam que esta previsão é muito ambiciosa, pois, para começar, a Microsoft não é a única companhia interessada neste mercado.

A empresa de Bill Gates terá que competir com empresas como a QNX Software Systems e a Wind River. Além disso, por enquanto, apenas 14% dos veículos estão conectados em rede, segundo Phil Magney, analista da Telematics Research Group. Entre os automóveis que têm acesso à rede, a maioria se conecta pela OnStar, um sistema que a General Motors inclui em parte dos modelos mais modernos.

Segundo Kelly Kimura, diretora de produtos da Microsoft, a companhia está estudando diferentes formas de fazer com que os sistemas dos automóveis se conectem com o mundo exterior. Alguns deles poderiam ter uma conexão incorporada ou utilizar a dos telefones celulares ou agendas eletrônicas.

Na Comdex, a feira da indústria realizada em novembro em Las Vegas (Nevada), a Microsoft mostrou um BMV esportivo equipado com sistema de reconhecimento de voz e que recolhia informações sobre o trânsito e dava acesso a e-mails, entre outros recursos. Este veículo oferece uma noção da tecnologia futura, que talvez não esteja tão distante: a maioria dos automóveis que serão vendidos a partir de 2010 ou 2012 incluirá sistemas de comunicações conectados a redes, de acordo com as previsões de Magney.

Neste contexto, a Microsoft, que tem como um de seus objetivos principais introduzir seu software nos lugares mais improváveis possíveis, contempla o mercado automobilístico como um filão para infiltrar seus sistemas operacionais.

Os mesmos problemas de segurança e de estabilidade de seus produtos em computadores pessoais, telefones celulares e agendas eletrônicas poderiam ser o principal obstáculo para a empresa ter sucesso neste objetivo, destacam os analistas. No entanto, a maioria dos especialistas acredita que a onipresença da Microsoft em computadores pessoais e telefones celulares poderia jogar, mais uma vez, a seu favor.
 EFE

 

 

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