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Microsoft
quer introduzir software em veículos
A Microsoft quer expandir seu reinado aos automóveis e para isso já
convenceu alguns fabricantes a utilizarem seu sistema operacional para
navegação na Internet e reprodução de música nos veículos. Não
satisfeita com sua presença em mais de 90% dos computadores pessoais,
tanto em residências como em escritórios, e em boa parte de outros
artigos eletrônicos, como telefones celulares, a Microsoft aquece os
motores para levar seus softwares aos automóveis.
Segundo o site CNET.com, o gigante
da informática já convenceu a BMW e, possivelmente, a Honda e a Volvo, a
utilizarem uma versão do sistema operacional Windows CE nos complementos
eletrônicos de seus veículos. A Microsoft, localizada em Redmond (no
estado de Washington), tentava há muito tempo penetrar neste mercado, mas
até o momento não tinha obtido muito sucesso.
No entanto, o presidente da companhia,
Bill Gates, deu mais força à empreitada em uma reunião com
pesquisadores, na qual previu que, dentro de três anos, 30% dos veículos
terão um sistema que utilizará o Windows CE. Os analistas acreditam que
esta previsão é muito ambiciosa, pois, para começar, a Microsoft não
é a única companhia interessada neste mercado.
A empresa de Bill Gates terá que
competir com empresas como a QNX Software Systems e a Wind River. Além
disso, por enquanto, apenas 14% dos veículos estão conectados em rede,
segundo Phil Magney, analista da Telematics Research Group. Entre os automóveis
que têm acesso à rede, a maioria se conecta pela OnStar, um sistema que
a General Motors inclui em parte dos modelos mais modernos.
Segundo Kelly Kimura, diretora de
produtos da Microsoft, a companhia está estudando diferentes formas de
fazer com que os sistemas dos automóveis se conectem com o mundo
exterior. Alguns deles poderiam ter uma conexão incorporada ou utilizar a
dos telefones celulares ou agendas eletrônicas.
Na Comdex, a feira da indústria
realizada em novembro em Las Vegas (Nevada), a Microsoft mostrou um BMV
esportivo equipado com sistema de reconhecimento de voz e que recolhia
informações sobre o trânsito e dava acesso a e-mails, entre outros
recursos. Este veículo oferece uma noção da tecnologia futura, que
talvez não esteja tão distante: a maioria dos automóveis que serão
vendidos a partir de 2010 ou 2012 incluirá sistemas de comunicações
conectados a redes, de acordo com as previsões de Magney.
Neste contexto, a Microsoft, que tem como
um de seus objetivos principais introduzir seu software nos lugares mais
improváveis possíveis, contempla o mercado automobilístico como um filão
para infiltrar seus sistemas operacionais.
Os mesmos problemas de segurança e de
estabilidade de seus produtos em computadores pessoais, telefones
celulares e agendas eletrônicas poderiam ser o principal obstáculo para
a empresa ter sucesso neste objetivo, destacam os analistas. No entanto, a
maioria dos especialistas acredita que a onipresença da Microsoft em
computadores pessoais e telefones celulares poderia jogar, mais uma vez, a
seu favor.
EFE
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