Web ganha popularidade como
fonte de notícias políticas
da Folha Online
Um novo estudo da Pew Internet & American Life revelou que, a exemplo do que
aconteceu no Brasil, mais pessoas nos EUA usaram a internet como fonte de
informações sobre as eleições de 2002 do que durante a campanha de 1998.
Segundo a pesquisa, 22% dos internautas norte-americanos procuraram por notícias
políticas em 2002, contra apenas 15% em 1998.
Além disso, o estudo revelou um significativo aumento no número de
norte-americanos on-line que usaram a web para procurar informações sobre as
posições de cada candidato. Cerca de 80% dos internautas procuraram por essas
informações durante as eleições de 2002, ante 69% das eleições anteriores.
De acordo com a pesquisa, embora a maioria dos internautas seja represenatada
por usuários brancos, de classe média e do sexo masculino, o uso por mulheres
e outras minorias também tem crescido.
Em 1998, 61% dos leitores de notícias políticas eram homens e 39% mulheres. Já
em 2002, esse número passou para 57% e 43%, respectivamente. Além disso, em
1998, nove em cada dez usuários eram brancos, mas a figura passou para 8$% em
2002.
Os mais lidos
Os grandes sites de notícias continuaram sendo os de maior audiência durante
as eleições, segundo o estudo.
Mais da metade dos leitores disseram que visitaram principalmente os maiores
sites de notícias nacionais, como CNN e New York Times, enquanto 18% afirmaram
ter usado sites de notícias locais como fonte de informação.
Especializados
Porém, os sites especializados em questões políticas estão se tornando mais
populares. Segundo o levantamento, 30% dos usuários disseram que visitaram
esses sites, contra apenas 19% que o fizeram em 2000.
Por outro lado
Embora o estudo tenha revelado que a população de internautas que usa a
internet como fonte de notícias políticas tenha crescido, mostrou também que
apenas 7% dos entrevistados disseram que a web foi a principal fonte de notícias
desse gênero. Segundo a Pew, a televisão foi o meio mais usado por 60% deles,
seguida pelos jornais, com 33%.
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