Nokia do Brasil vai lançar 14
celulares no primeiro semestre
da Folha Online
A Nokia vai despejar 14 modelos de telefones celulares no mercado brasileiro até
a metade de 2004. Os aparelhos foram apresentados durante a Telexpo --feira de
telefonia fixa e móvel e telecomunicações que acontece nesta semana em São
Paulo-- e vêm com câmeras digitais que batem fotos e gravam filmes, além de
baixar músicas e vídeos.
Um dos mais diferentes é o
modelo 7700 Media Device, que se parece mais com um pequeno computador do que
com um celular. Ele dispensa o teclado e todas as funções são acessadas por
meio de uma caneta. Com o aparelhinho é possível fazer downloads de MP3, ouvir
rádios on-line, gravar vídeos e até conversar com outras pessoas.
O Nokia 7600 também é um
telefone multimídia. Com formato mais quadrado, o destaque desse aparelho é
uma tela de alta resolução no centro, com capacidade para exibir até 65 mil
cores.
Os celulares mostrados, porém, não contam apenas com vídeo e sons para
conquistar os consumidores. O 5140, por exemplo, traz um recurso chamado de
"push-to-talk", que funciona da mesma maneira que os telefones da
Nextel. Basta apertar um botão para começar a falar com outras pessoas.
A diferença é que, em vez de ondas de rádio, as conversas são transmitidas
pelo sistema de voz sobre IP --ou seja, a conexão com a internet é usada para
enviar as comunicações. Para completar, o celular tem bússola digital,
lanterna e câmera integrada.
A empresa ainda mostrou seus primeiros modelos estilo "flip", ou seja,
telefones que abrem e fecham e vêm com câmera digital. Segundo Cláudio Raupp,
vice-presidente da divisão de celulares da Nokia, os 14 aparelhos devem chegar
aos poucos até o mercado. A previsão é que todos estejam disponíveis até o
fim do primeiro trimestre.
Raupp ainda afirmou que a Nokia vai lançar uma nova remessa de telefones
celulares, com mais de uma dezena de modelos, no segundo semestre de 2004. Com
isso, a empresa vai renovar sua linha, que terá cerca de 30 aparelhos até o
fim do ano.
O objetivo, diz o executivo, é manter o bom desempenho da companhia no Brasil,
que em 2003 registrou crescimento de 100% e tem mais de 40% do mercado de
celulares nacional.