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Coca-Cola
lança água engarrafada da torneira
A Coca-Cola gerou polêmica no Reino Unido ao lançar no mercado uma nova
marca de água engarrafada que, segundo a própria empresa, provém das
torneiras de sua fábrica no sul de Londres.
Envasilhada em uma
garrafa azul que custa 1,41 libras esterlinas o meio litro, Dasani se
anuncia como água pura e purificada, já que, antes de ser engarrafada,
passa por três filtros e um "sofisticado processo de osmoses
inversa", segundo a companhia.
A imprensa britânica
ironiza hoje a conhecida reivindicação de autenticidade da Coca-Cola,
cuja fórmula é um dos segredos mais bem guardados do mundo.
Enquanto a composição
do refrigerante é um mistério, a Dasani é água clara e procede do rio
Tâmisa através dos encanamentos municipais de Sidcup, ao sul de Londres,
onde a empresa tem sua fábrica.
Em campanha publicitária
de 10 milhões de euros, a Coca-Cola disse que a Dasani é depurada
mediante um processo idealizado pela Nasa para suas naves. Além disso,
acrescentam-se magnésio, cálcio e bicarbonato de soda para melhorar o
sabor.
O que indignou a UK Water,
a associação que reúne todas as companhias de água do Reino Unido, é
que a Coca-Cola insinue que a água da torneira normal e corrente não é
totalmente potável.
"As pessoas não
precisam comprar isto para obter água da torneira saudável e de
excelente qualidade", declarou o porta-voz, Barrie Clarke, ao jornal The
Guardian. Segundo os representantes da Coca-Cola, a procedência de água
é irrelevante.
EFE
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