|
Empresa alerta para o uso responsável dos IM no
trabalho
Da Redação
Em São Paulo
O que era brincadeira de adolescente virou ferramenta de trabalho. Esse
é o atual status das mensagens instantâneas, que aliam a eficiência do e-mail
com o imediatismo de uma ligação telefônica, além de proporcionar
significativa redução de custos.
Segundo o instituto de pesquisas IDC, mais de 76 milhões de pessoas no mundo
utilizaram mensagens instantâneas no ambiente de trabalho em 2003. Contudo,
muitas empresas insistem em negar essa realidade, em nome da segurança.
Na visão da Websense, fornecedora de soluções para gerenciamento do uso da
Internet nas empresas, é bem verdade que existem desafios técnicos e culturais
que precisam ser superados.
"Trabalhar com os clientes on-line não é a mesma coisa que trabalhar com
eles ao telefone. Daí o desafio, por exemplo, de assegurar que o texto escrito
seja veiculado em tom amistoso para o cliente, sem colocar os recursos de emoticons
para manter o profissionalismo", explica Marcos Prado, gerente de canais da
Websense para o Brasil.
Mas isso não quer dizer que seja preciso matar o doente para acabar com a doença.
Abrir mão das mensagens instantâneas no ambiente profissional significa
ignorar uma poderosa e econômica ferramenta de comunicação, para não
mencionar uma possível visão de atraso tecnológico por parte de clientes,
parceiros e fornecedores.
A recomendação da Websense é que as empresas utilizem um produto de mensagens
instantâneas ou um gateway que permita monitorar e arquivar os diálogos,
garantindo a segurança das informações críticas para a companhia. Além
disso, vírus, worms e spam já atingem também essa categoria de programa, então
se faz ainda mais necessário o emprego desse tipo de ferramenta de proteção.
Com essa finalidade, a Websense anunciou recentemente o módulo Instant
Messaging (IM) Attachment Manager, que complementa gerenciamento de mensagens
instantâneas disponíveis no software Websense Enterprise, com recursos para
administração de arquivos anexos e largura de banda da rede e controle de
responsabilidade legal. Tudo isso sem comprometer os benefícios que as
mensagens instantâneas podem trazer para o ambiente de trabalho.
|