|
Blogger agora dá acesso por e-mail
da Folha de S.Paulo
Os criadores do buscador Google (www.google.com.br),
que é o mais usado da internet, lançaram semana passada uma versão
reformulada do serviço Blogger (www.blogger.com),
que é gratuito e serve para criar diários virtuais (blogs).
O principal recurso prometido pelo novo Blogger traz a possibilidade de publicar
artigos por meio de correio eletrônico. O usuário cria um endereço secreto
para o qual deve enviar seus escritos (posts). Além de ser mais prático
--facilita a atualização do blog por meio de qualquer computador--, o recurso
promete um avanço interessante: em tese, permite que o criador de um diário
publique artigos usando qualquer dispositivo que tenha acesso à rede (um
celular, por exemplo).
O Blogger também traz novos templates (modelos gráficos que simplificam a
montagem de um diário) e uma função que permite publicar gravações de áudio
enviadas por telefone (ela exige uma ligação para os EUA). As gravações são
gravadas e publicadas no formato MP3.
Até a conclusão desta edição, a versão brasileira do Blogger (www.blogger.com.br),
que é mantida pelo portal Globo.com, não havia recebido as melhorias incluídas
na versão internacional.
Mais espaço
Reagindo à ofensiva dos criadores do Google, que prometem lançar um serviço
de e-mail gratuito que dará a cada usuário 1 Gbyte de espaço para o
armazenamento de mensagens (capacidade suficiente para 100 mil e-mails), os
responsáveis pelo portal Yahoo! (www.yahoo.com.br)
decidiram ampliar o espaço oferecido aos usuários de seu serviço de e-mail. A
capacidade, que atualmente é de 4 Mbytes, vai subir para 100 Mbytes. Cabe
lembrar que já existem serviços de correio gratuitos com alta capacidade --o
portal iBest (www.ibest.com.br),
por exemplo, dá 120 Mbytes, e o site Spymac (www.spymac.com)
provê 1 Gbyte.
O Yahoo!, que é um dos portais mais antigos da internet, enfrenta a ofensiva do
Google também em outro mercado: o dos grupos de discussão. Na semana passada,
o serviço gratuito Yahoo! Groups (br.groups.yahoo.com)
ganhou a concorrência do Google Groups 2 (groups-beta.google.com),
que também é gratuito e foi lançado em versão de testes.
|
|
|