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Google
terá publicidade gráfica em seu site
O Google planeja vender, pela primeira vez, anúncios com imagens e gráficos,
o que acaba com sua política de incluir só texto e deixar sua página
livre de "banners" de propaganda. A iniciativa, que o Google
testou ontem à noite, permitirá que os clientes coloquem imagens nos
sites que participam do AdSense.
O AdSense é um programa
de publicidade contextual através do qual o Google insere a publicidade
de seus clientes nas páginas relacionadas com seus produtos. O vínculo
entre os sites e os anúncios é criado depois de escanear as páginas na
busca pela palavra-chave.
O Google garantiu que,
por enquanto, não colocará publicidade gráfica em seu próprio site,
embora tenha ressaltado que não descarta esta possibilidade para o
futuro, especialmente em áreas como o serviço de compras Froogle, que já
inclui fotografias de produtos. Anteriormente, os anúncios eram só de
texto, mas agora os anunciantes terão a oportunidade de acrescentar
imagens, informou a companhia em comunicado.
Esta opção, no entanto,
não estará garantida, já que o sistema do Google decide se aparece a
versão em texto ou em imagem, de acordo com cálculos matemáticos que
prevêem qual opção atrairia mais usuários. Os anunciantes especulam
sobre quanto querem pagar por cada internauta entre em seu site.
"Este modelo permite
que os anunciantes fixem seu próprio preço", disse Tim Armstrong,
vice-presidente de publicidade do Google. O movimento coloca o Google, que
até agora tinha se mantido afastado da embaraçosa publicidade gráfica
para o usuário, ao lado de empresas de anúncios na Internet como o
DoubleClick.
O Google tenta expandir
seus programas de publicidade, enquanto se prepara para sua esperada
entrada na bolsa, que anunciou em abril e que poderia ocorrer no segundo
semestre. Os lucros do Google chegaram em 2003 a quase US$ 962 milhões,
sendo que 95% chegou através da publicidade, de acordo com a informação
divulgada pela empresa como requisito para sua entrada na bolsa.
EFE
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