Preço de memória flash despenca desde outubro

da Folha Online

A Samsung e a Toshiba --as duas empresas que dominam o mercado de memórias flash, usadas em câmeras digitais, tocadores de MP3 e outros aparelhos portáteis-- estão reduzindo os preços de seus produtos para aquecer a demanda. A medida, dizem analistas, também tem o objetivo de impedir que a concorrência ameace a posição dominante das companhias no mercado.

Juntas, as duas empresas asiáticas controlam cerca de 90% do mercado de memórias flash, estimado em US$ 4,7 bilhões em 2003. Para 2007, a previsão é de que esse mercado aumente, gerando receitas de US$ 16 bilhões.

Desde outubro do ano passado, o preço das memórias flash vem caindo drasticamente, uma redução influenciada principalmente pela Samsung e pela Toshiba.

O preço médio de um chip de memória flash de 512 megabit caiu de US$ 21,5 em outubro do ano passado para cerca de US$ 9, de acordo com o site www.dramexchange.com

A queda no preço dos chips -- que são usados para fabricar os cartões de memórias usados em aparelhos digitais-- acaba beneficiando o consumidor. Um cartão de memória da SanDisk vendido por US$ 221,41 há alguns meses hoje pode ser comprado por US$ 97,99, no site www.buy.com.

Cartel?

Para analistas, o corte nos preços é uma medida preventiva contra a entrada de novas companhias, como a Infineon, Hynix, e Micron. "Estamos começando a ver o oligopólio da Toshiba e da Samsung chegando à última fase de sua existência", disse Eric Stang, diretor executivo da Lexar Media.

"A redução [no preço das memórias] torna a competição mais difícil para novas empresas", disse Satoru Oyama, analista da Lehman Brothers em Tóquio (Japão). "Essa é a maneira [das duas empresas] dizerem aos concorrentes 'sigam me se puderem'", afirmou o analista.

Apesar disso, não há indícios de que as duas empresas estejam formando um cartel e derrubando os preços para prejudicar a concorrência.

A Samsung diz que o corte nos preços fazem parte da estratégia da empresa para fazer o mercado de cartões de memória se expandir. "Nós reduzimos os preços estrategicamente com o objetivo de aumentar as vendas desse produto", disse Chu Woosik, vice-presidente sênior da companhia coreana, para a agência de notícias Reuters.

A Toshiba, por sua vez, afirma que os preços são definidos pelo velho princípio de produção e demanda. "O ajuste de preços vai contra qualquer princípio de mercado", disse um porta-voz da companhia. "Todos os preços são estipulados de acordo com o equilíbrio entre demanda e mercado."

Mais baratas

Esse equilíbrio, porém, indica que os preços das memórias flash devem cair ainda mais, à medida que as novas empresas começam a chegar ao mercado. "Falta memória, e é normal que novas empresas queiram uma fatia desse mercado", disse Joseph Unsworth, analista do Gartner. Ele acredita que as memórias flash terão seu preço reduzido em 32% em 2004. Para o próximo ano, a queda será de até 42%.

Mesmo com os descontos, as empresas que fabricam chips de memória flash devem lucrar com a produção. "Ainda há bastante margem de lucro", disse Betsy Van Hees, analista de memória da iSuppli. "A Samsung, por exemplo, teve lucro de 70% nesse segmento", lembrou a analista.

Com Reuters

 

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