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Preço de memória flash despenca desde outubro
da Folha Online
A Samsung e a Toshiba --as duas empresas que dominam o mercado de memórias
flash, usadas em câmeras digitais, tocadores de MP3 e outros aparelhos portáteis--
estão reduzindo os preços de seus produtos para aquecer a demanda. A medida,
dizem analistas, também tem o objetivo de impedir que a concorrência ameace
a posição dominante das companhias no mercado.
Juntas, as duas empresas asiáticas controlam cerca de 90% do mercado de memórias
flash, estimado em US$ 4,7 bilhões em 2003. Para 2007, a previsão é de que
esse mercado aumente, gerando receitas de US$ 16 bilhões.
Desde outubro do ano passado, o preço das memórias flash vem caindo
drasticamente, uma redução influenciada principalmente pela Samsung e pela
Toshiba.
O preço médio de um chip de memória flash de 512 megabit caiu de US$ 21,5
em outubro do ano passado para cerca de US$ 9, de acordo com o site www.dramexchange.com
A queda no preço dos chips -- que são usados para fabricar os cartões de
memórias usados em aparelhos digitais-- acaba beneficiando o consumidor. Um
cartão de memória da SanDisk vendido por US$ 221,41 há alguns meses hoje
pode ser comprado por US$ 97,99, no site www.buy.com.
Cartel?
Para analistas, o corte nos preços é uma medida preventiva contra a entrada
de novas companhias, como a Infineon, Hynix, e Micron. "Estamos começando
a ver o oligopólio da Toshiba e da Samsung chegando à última fase de sua
existência", disse Eric Stang, diretor executivo da Lexar Media.
"A redução [no preço das memórias] torna a competição mais difícil
para novas empresas", disse Satoru Oyama, analista da Lehman Brothers em
Tóquio (Japão). "Essa é a maneira [das duas empresas] dizerem aos
concorrentes 'sigam me se puderem'", afirmou o analista.
Apesar disso, não há indícios de que as duas empresas estejam formando um
cartel e derrubando os preços para prejudicar a concorrência.
A Samsung diz que o corte nos preços fazem parte da estratégia da empresa
para fazer o mercado de cartões de memória se expandir. "Nós reduzimos
os preços estrategicamente com o objetivo de aumentar as vendas desse
produto", disse Chu Woosik, vice-presidente sênior da companhia coreana,
para a agência de notícias Reuters.
A Toshiba, por sua vez, afirma que os preços são definidos pelo velho princípio
de produção e demanda. "O ajuste de preços vai contra qualquer princípio
de mercado", disse um porta-voz da companhia. "Todos os preços são
estipulados de acordo com o equilíbrio entre demanda e mercado."
Mais baratas
Esse equilíbrio, porém, indica que os preços das memórias flash devem cair
ainda mais, à medida que as novas empresas começam a chegar ao mercado.
"Falta memória, e é normal que novas empresas queiram uma fatia desse
mercado", disse Joseph Unsworth, analista do Gartner. Ele acredita que as
memórias flash terão seu preço reduzido em 32% em 2004. Para o próximo
ano, a queda será de até 42%.
Mesmo com os descontos, as empresas que fabricam chips de memória flash devem
lucrar com a produção. "Ainda há bastante margem de lucro", disse
Betsy Van Hees, analista de memória da iSuppli. "A Samsung, por exemplo,
teve lucro de 70% nesse segmento", lembrou a analista.
Com Reuters
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