iPod tem que enfrentar cada vez mais rivais

A próxima leva de concorrentes do iPod está chegando. Uma nova geração de players de MP3 mais leves, finos e baratos, de empresas como Sony, Rio, Creative e Rave MP, chegará ao mercado no último trimestre, e todos têm em sua mira o player digital de música da Apple Computer, que lidera o mercado com folga.

O iPod tem domínio total do mercado players digitais. Mas os rivais da Apple no setor de bens de consumo eletrônico apostam que as vendas de suas ofertas alternativas vão disparar na temporada de festas graças à proliferação de empresas que tentam vender música digital.

"O mercado definitivamente está se aquecendo", disse Dan Torres, vice-presidente de marketing da Rio. Ele prevê que os provedores de serviços musicais serão um "propulsor essencial" das vendas de aparelhos.

Serviços de música digital de empresas como MSN, Sony Connect, Wal-Mart, Napster e MusicMatch não são compatíveis com o iPod já que todos, exceto o da Sony, empregam o formato Windows Media, da Microsoft.

Os fabricantes de aparelhos estão correndo para o mercado com uma gama de produtos que podem resolver os problemas de portabilidade encontrados por alternativas anteriores ao iPod, e com isso reduzir a fatia de mercado da Apple.

Ted Cohen, vice-presidente sênior de desenvolvimento e distribuição da EMI, acredita que há espaço para diversos players no mercado dos portáteis. "Nem sequer começamos a avaliar o apetite que existe por portáteis", disse ele à revista Billboard em entrevista recente.

De fato, muitas das novas alternativas ao iPod não tentam competir com o produto da Apple no topo do mercado. Optam, em vez disso, por atender consumidores que estão escolhendo entre players de música mais baratos, equipados com cartões flash e capacidade para algumas centenas de canções, e os players com disco rígido, capazes de abrigar mais de mil canções, posicionados na ponta mais popular do mercado.

"Nem todo mundo precisa de um player de 40 Gb", diz o executivo de uma gravadora, "e é nesse segmento que as empresas percebem uma oportunidade".
 
Reuters

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home