Portais
brasileiros debatem rentabilidade na Web
Representantes de alguns dos principais portais brasileiros decidiram se
reunir com o objetivo de discutir idéias para aumentar a rentabilidade na
Internet. O grupo conta com a participação da Catho, Englishtown,
Planeta Imóvel, Par Perfeito, Buscapé, Webmotors e Submarino.
"Somos de portais
verticais com modelos de negócios muito parecidos, mas que não concorrem
entre si. Por isso estas reuniões tem sido importantíssimas, já que
trocamos idéias sobre experiências bem e mal sucedidas, o que foi
implantado e funciona e o que não funciona", explica Júlio de
Angeli, Diretor do Englishtown.
Para Júlio de Angeli, um
dos pontos mais discutidos tem sido as ferramentas que cada portal usa
para conversão de vendas, como promoções, atendimento online, call
center, mídia, meios de pagamento, entre outras. As reuniões acontecem
mensalmente em uma das empresas, quando são apresentados os modelos de
negócios de cada uma e controles internos para monitoramento de
performance. Durante o processo, podem ser acertados novos encontros para
aprofundamento de alguns temas.
Várias iniciativas já
surgiram como resultado destas trocas de experiências, como explica
Roberto Nascimento, Diretor Presidente do Planeta Imóvel. "Antes de
lançar seu último produto para lojistas, o Buscapé aprendeu conosco
sobre o relacionamento comercial e financeiro que temos com nossas
clientes imobiliárias. Em contrapartida, aprendemos com ele a otimização
dos servidores web via Akamai", relatou.
Segundo Nascimento, nos
encontros são discutidas até questões tributárias. "Vamos entrar
em conjunto com várias empresas de Internet que possuem receita publicitária
com uma ação para a não cobrança de ISS sobre a prestação de serviços
de publicidade", explicou.
Terra
|