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Televisão de hoje sairá de
moda, diz Bill Gates
da Reuters
Bill Gates prevê para a indústria do entretenimento um futuro em que a
transmissão tradicional de televisão vai se tornar obsoleta. É uma visão
positiva, entretanto, porque, na visão dele, estão surgindo novos e melhores
modelos de negócios que se tornaram possíveis devido à tecnologia.
"A televisão transmitida em rede está sendo desafiada. Isso não é
novidade para ninguém", disse Gates. "Você sabe, a ABC era mais
valiosa pela sua franquia de esportes (ESPN) do que pela sua franquia de
transmissão, mesmo anos atrás. Isso foi reconhecido. As redes ainda têm uma
posição tranqüila, superinteressante, mas em breve não vai ser como
hoje."
A diferença fundamental, segundo ele, será a morte dos conceitos atuais
referentes a canais e programações. "A idéia de ter apenas aquela coisa
linear --você não muda o seu canal e segue a programação, e as notícias
locais alavancam a audiência de toda a programação-- está saindo de moda,
mas devagar."
Tecnologia e conteúdo
Gates explica que hoje essa mudança vem sendo causada pelos gravadores digitais
de vídeo e pela amplitude dos canais de cabo e satélite disponíveis. Mas, num
futuro próximo, a chegada da edição 2005 do Media Center para Windows XP, da
Microsoft, e de outras tecnologias oferecerá mais opções e flexibilidade
tanto para os criadores como para o público.
"O ideal para quem cuida do conteúdo seria uma tecnologia para pôr o seu
conteúdo na internet e relacionar-se diretamente com o público", disse
Gates. "Esse modelo para um pequeno volume de conteúdo é o futuro."
Isso significa, de acordo com Gates, que a Microsoft está trabalhando mais
estreitamente do que nunca com os estúdios e distribuidores. A empresa vem
adotando ações tais como criar um grupo de convergência para mídia,
entretenimento e tecnologia e trazer o veterano em entretenimento Blair Westlake
para chefiá-lo.
Gates acrescentou que ele e o diretor-presidente da Microsoft, Steve Ballmer, têm
conversado com os diretores dos estúdios, enquanto Hank Vigil, vice-presidente
corporativo para estratégia de consumidor e parcerias, e Westlake vêm fazendo
o mesmo com seus correspondentes.
"Estamos conversando com eles sobre novas formas de criatividade",
disse Gates, ressaltando que é importante "deixar claro que o papel deles
e o nosso são bastante diferentes e complementares. Estou muito satisfeito com
o relacionamento que temos com os estúdios. Também precisamos trabalhar com os
distribuidores e as empresas de TV a cabo e satélite. Não se pode ignorar
nenhuma das partes desse ecossistema".
Testes
Ele mencionou alguns dos projetos que a ABC realizou, como o que criou
interatividade em duas telas, de modo que o consumidor usava um computador e
assistia à televisão simultaneamente, e o que criou interatividade em uma só
tela, possibilitada pelo Windows Media Center. Mas ele está ansioso para ver o
que as mentes criativas da indústria de entretenimento produzirão à medida
que as ferramentas se tornarem mais disseminadas.
"Fizemos mais painéis de aparência futurista com esse material do que
qualquer um, mas isso ainda é uma coisa desconhecida", disse Gates.
"Acredito totalmente nessa tecnologia."
A Microsoft identificou diversos problemas que devem ser solucionados para que
sua visão se torne uma realidade. Um deles é a boa vontade dos estúdios para
disponibilizar conteúdo.
"Estamos tentando conseguir que eles sejam mais agressivos na colocação
de títulos de vídeo na internet em resoluções cada vez melhores", disse
ele. "E estamos examinando as diversas abordagens de direitos digitais e o
modo como deviam ser."
Proteção antipirataria
Outro problema é trabalhar com os proprietários de conteúdo para determinar a
próxima geração de mídia física, que oferecerá alta definição,
provavelmente no formato Disco Ótico Avançado (AOD Advanced Optical Disk) ou
blu-ray. O nome blu-ray vem do laser azul utilizado na nova tecnologia. Os CDs e
DVDs atuais utilizam laser de cor vermelha.
A principal vantagem do uso de um laser azul é que ele possui um comprimento de
onda mais curto (405 nanômetros) do que o do laser vermelho (650 nanômetros),
o que significa que é possível focar o feixe de luz com muito mais precisão.
Isso permite que os dados sejam armazenados mais próximos uns dos outros no
disco. Isso torna possível guardar mais dados em um disco do mesmo tamanho.
"Seria bom ter uma geração após o DVD, mas acho que eles estão,
corretamente, insistindo para que o novo formato tenha um sistema de proteção
contra cópia melhor que o DVD", disse Gates. "Eles não achavam que o
DVD fosse tão vulnerável quanto ele acabou se revelando."
Receita publicitária
Influenciando tudo isso está a publicidade. "Você realmente afeta as
coisas quando muda a sua fonte de recursos", disse Gates. "É preciso
pensar na publicidade para entender como o valor dessas franquias vai
mudar." Publicidade que os consumidores ou pulam ou não vêem até que
seja tarde demais são, na opinião de Gates, financeiramente "equivalentes
à pirataria".
"Estamos dizendo a eles que a tecnologia vai mudar o modelo publicitário e
permitir a criação de publicidade personalizada, direcionada", disse
Gates. "Isso vai tornar os anúncios mais interessantes, de modo que tenham
mais impacto e diminuam chances de serem pulados, pois serão direcionados às
pessoas que, de fato, o anunciante quer atingir."
Outro projeto da Microsoft adota essa abordagem ainda mais individualizada e com
um potencial ainda mais amplo. Trata-se do TV2: "A idéia do projeto é
fazer uma transmissão de alta-definição direcionada, específica para cada
casa. Isso é algo espantoso."
Também conhecida como IPTV, essa tecnologia entrega televisão diretamente nas
casas pela internet e, portanto, desvia-se dos serviços existentes de TV a cabo
e por satélite. A Microsoft está realizando testes em parceria com a subsidiária
da Swisscom, a Bluewin, na Suíça, com a SBC, nos Estados Unidos, e com a
Reliance Infocomm, na Índia; outras empresas de banda larga estão planejando
ampliar os testes antes do final do próximo ano.
"A infra-estrutura de cabos e telecomunicações tem de ser ampliada. Assim
você poderá transmitir publicidade personalizada", diz Gates. "Não
custa nada dizer: "OK, a essa família vamos enviar este anúncio, àquela,
este outro". E, se o espectador quiser parar e interagir com o anúncio,
tudo bem: a programação vai continuar disponível para ele."
Outras frentes
A Microsoft está envolvida em muitas outras atividades ligadas a
entretenimento. Gates falou, entre outros assuntos, sobre videogames e o modo
como eles inspirarão novas formas de entretenimento interativo, particularmente
através do Xbox e sua capacidade de funcionar em rede de banda larga, e sobre
dispositivos convergentes, como telefones móveis que podem controlar e tocar
uma coleção de músicas, além de suas funções de comunicação e de
organização.
Ele também está examinando tecnologias fundamentais, como a mudança dos papéis
dos conversores de sinais, das plataformas de jogos e dos computadores. "São
três feras diferentes (no sentido de que "são três coisas diferentes que
nos preocupam") atualmente, e não podem sê-lo no futuro," afirmou
Gates.
Tradução de Angela Caracik
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