Amazon
cria serviço inédito de busca
A Amazon.com lançou um serviço de buscas locais via Internet que permite
a usuários caminhar virtualmente pelas ruas de uma cidade e ver fotos das
lojas. A estratégia pode ajudar a unidade a competir melhor com os
fornecedores estabelecidos de serviços de busca, como o Google.
O serviço de "páginas
amarelas" locais da divisão A9.com da Amazon é a primeira grande
inovação do serviço de buscas da gigante do varejo eletrônico desde
seu lançamento, em setembro. Outras empresas de busca na Internet como o
Google, Yahoo e Ask Jeeves já lançaram serviços locais de buscas como
forma de reforçar suas receitas publicitárias, aumentar o tráfego em
seus sites e ampliar sua fatia de mercado.
O sistema de "visão
de quarteirão" oferecido pelo A9 permitirá que usuários vejam
imagens de lojas e passeiem virtualmente pelas ruas de 10 cidades, entre
as quais Nova York, Los Angeles e San Francisco, locais em que a empresa
recolheu mais de 20 milhões de fotografias.
O trabalho de obter as
fotos demorou alguns dias em cada cidade. A empresa utilizou furgões
equipados com câmeras digitais, aparelhos de navegação GPS e um
software exclusivamente desenvolvido para a tarefa. "Pode-se visitar
uma área virtualmente, ver as lojas, caminhar em volta do quarteirão",
disse Udi Manber, presidente-executivo da A9.com, sobre o serviço, em
entrevista. "É possível captar o jeito de um bairro, dessa
forma."
As buscas na Web se
tornaram o principal interesse de empresas como o Yahoo, a Amazon e divisão
MSN da Microsoft nos últimos anos, depois que o Google passou a oferecer
novas formas de localizar informação na Web e popularizou serviços de
publicidade vinculados a buscas que geram receitas adicionais.
O serviço A9 da Amazon
oferece aos usuários acesso a resultados de busca na Web e por imagens
conduzidos no Google, páginas de livros armazenadas na Amazon, informações
sobre filmes do Internet Movie Database e informações de referência da
GuruNet.com. O serviço é a mais recente oferta em um setor muito
competitivo dominado pelo Google, e os analistas crêem que o A9 vai ter
dificuldades para mudar o cenário competitivo.
Reuters
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