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Torne o seu site mais atraente
Você criou um site da Web. Maravilha! A próxima pergunta é a seguinte:
depois de atrair a atenção de um visitante, como fará para que ele
retorne ao seu site?
Ao analisar a forma como os visitantes navegam pelas suas páginas da Web,
você poderá aprimorar o atendimento ao cliente e tornar seu site mais
atraente para os usuários.
Preste atenção nestes cinco itens a seguir:
1. As páginas mais populares
As páginas mais visitadas do seu site podem mostrar a você que tipo
de informação os visitantes esperam encontrar quando as visitam.
Para tornar seu site ainda mais eficiente, realce um conteúdo,
tornando-o acessível com poucos cliques ou encontre uma forma de
defini-lo como conteúdo "preferido". Por exemplo, se você
descobrir que a oferta de um produto específico está sendo a mais
acessada, posicione-a na página inicial, onde o produto ficará mais fácil
de ser encontrado. Agrupe-o com links de produtos e serviços
complementares que talvez interessem às pessoas que o estão comprando.
2. As páginas menos populares
O tráfego do seu site também pode te mostrar quais as ofertas que estão
encalhadas. Por exemplo, se você tiver o recurso "piada do
dia", que é acessado apenas três vezes por mês, talvez seja melhor
substituí-lo por informações mais detalhadas sobre suas ofertas de
produtos.
Analise os motivos do insucesso de uma página antes de tirá-la do
site. Ela é difícil de encontrar? Demora muito para ser carregada? É
importante apenas para uma parte pequena dos visitantes do site? Tenha em
mente que, mesmo as páginas com tráfego lento podem fechar vendas para
você. Se páginas como essas estimulam uma pessoa a fazer negócio com
você, provavelmente vale à pena mantê-la no site.
3. Padrões de tráfego
Estude a quantidade de tempo que os visitantes permanecem em seu site e
como eles navegam por ele. Isso poderá revelar uma estrutura de site que
funcione bem para os usuários e, assim, você será capaz de reproduzi-la
em outro local do seu site. Também ajudará você a encontrar inconsistências
na navegação e nos caminhos de informação do site.
Por exemplo, se você perceber que os usuários pulam por várias páginas,
ficando apenas pouco tempo em cada uma delas e, depois, abandonam o site,
isso talvez seja um sinal de que é difícil para os visitantes
encontrarem os detalhes de que precisam. Talvez signifique também que seu
site demora muito para carregar, o que desestimula e afasta os usuários.
4. Consultas por telefone e por email
Controle os emails e as ligações de clientes que sua empresa recebe
para observar se o site precisa de alguns aprimoramentos.
Será que um número de clientes faz perguntas parecidas? Talvez seja
hora de atualizar suas perguntas freqüentes. Costumam pedir informações
sobre detalhes de produtos? Seria bom tornar as descrições dos seus
produtos mais claras ou mais consistentes. As pessoas estão confusas com
o andamento de seus pedidos on-line? Revise como é feito o seu processo
de pedidos.
A identificação de tendências nessa comunicação pode ajudar você
a aperfeiçoar a experiência de visitantes em seu site.
5. Feedback do cliente
Você pode usar o seu site para solicitar feedbacks diretos sobre a
eficiência do mesmo, fazendo uma pequena pesquisa on-line.
Acrescente uma pesquisa temporária com o cliente na página inicial e
ofereça um presente pela sua conclusão, como 10% de desconto nos seus
produtos e serviços. Você pode fazer perguntas sobre a navegação, o
design ou o processos de pedido do site.
Também é uma boa idéia instituir e monitorar um endereço de email
permanente para feedbacks de clientes, que possa ser acessado pelos
visitantes a partir de qualquer página do site.
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