Torne o seu site mais atraente

Você criou um site da Web. Maravilha! A próxima pergunta é a seguinte: depois de atrair a atenção de um visitante, como fará para que ele retorne ao seu site?

Ao analisar a forma como os visitantes navegam pelas suas páginas da Web, você poderá aprimorar o atendimento ao cliente e tornar seu site mais atraente para os usuários.

Preste atenção nestes cinco itens a seguir:

1. As páginas mais populares

As páginas mais visitadas do seu site podem mostrar a você que tipo de informação os visitantes esperam encontrar quando as visitam.

Para tornar seu site ainda mais eficiente, realce um conteúdo, tornando-o acessível com poucos cliques ou encontre uma forma de defini-lo como conteúdo "preferido". Por exemplo, se você descobrir que a oferta de um produto específico está sendo a mais acessada, posicione-a na página inicial, onde o produto ficará mais fácil de ser encontrado. Agrupe-o com links de produtos e serviços complementares que talvez interessem às pessoas que o estão comprando.

2. As páginas menos populares

O tráfego do seu site também pode te mostrar quais as ofertas que estão encalhadas. Por exemplo, se você tiver o recurso "piada do dia", que é acessado apenas três vezes por mês, talvez seja melhor substituí-lo por informações mais detalhadas sobre suas ofertas de produtos.

Analise os motivos do insucesso de uma página antes de tirá-la do site. Ela é difícil de encontrar? Demora muito para ser carregada? É importante apenas para uma parte pequena dos visitantes do site? Tenha em mente que, mesmo as páginas com tráfego lento podem fechar vendas para você. Se páginas como essas estimulam uma pessoa a fazer negócio com você, provavelmente vale à pena mantê-la no site.

3. Padrões de tráfego

Estude a quantidade de tempo que os visitantes permanecem em seu site e como eles navegam por ele. Isso poderá revelar uma estrutura de site que funcione bem para os usuários e, assim, você será capaz de reproduzi-la em outro local do seu site. Também ajudará você a encontrar inconsistências na navegação e nos caminhos de informação do site.

Por exemplo, se você perceber que os usuários pulam por várias páginas, ficando apenas pouco tempo em cada uma delas e, depois, abandonam o site, isso talvez seja um sinal de que é difícil para os visitantes encontrarem os detalhes de que precisam. Talvez signifique também que seu site demora muito para carregar, o que desestimula e afasta os usuários.

4. Consultas por telefone e por email

Controle os emails e as ligações de clientes que sua empresa recebe para observar se o site precisa de alguns aprimoramentos.

Será que um número de clientes faz perguntas parecidas? Talvez seja hora de atualizar suas perguntas freqüentes. Costumam pedir informações sobre detalhes de produtos? Seria bom tornar as descrições dos seus produtos mais claras ou mais consistentes. As pessoas estão confusas com o andamento de seus pedidos on-line? Revise como é feito o seu processo de pedidos.

A identificação de tendências nessa comunicação pode ajudar você a aperfeiçoar a experiência de visitantes em seu site.

5. Feedback do cliente

Você pode usar o seu site para solicitar feedbacks diretos sobre a eficiência do mesmo, fazendo uma pequena pesquisa on-line.

Acrescente uma pesquisa temporária com o cliente na página inicial e ofereça um presente pela sua conclusão, como 10% de desconto nos seus produtos e serviços. Você pode fazer perguntas sobre a navegação, o design ou o processos de pedido do site.

Também é uma boa idéia instituir e monitorar um endereço de email permanente para feedbacks de clientes, que possa ser acessado pelos visitantes a partir de qualquer página do site.

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home