Práticas, impressoras de fotos são comparadas a novas Polaroids

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online, em Nova York

A popularização das máquinas digitais, observada nos últimos anos, deu início a uma tendência de impressão de fotos em casa. Essa possibilidade --antigamente restrita aos donos de laboratórios de revelação-- agrada ao público e ganha atenção dos fabricantes, que se voltam cada vez mais à produção de impressoras de fotos.

Essa tendência ficou evidente durante um evento de lançamento da HP (Hewlett-Packard), no início da semana, quando a companhia apresentou modelos voltados a fotógrafos profissionais e amadores. "O foco desses produtos está na conveniência da impressão doméstica e em sua facilidade de uso", afirma Tuan Tran, vice-presidente de marketing, imagem e impressão da HP.

Portáteis

Esse conceito de praticidade está presente na 422 GoGo, que pode ser usada por pessoas pouco familiarizadas com a tecnologia. Além de ser portátil, esse modelo tem venda casada com uma câmera de 5,2 megapixels que se encaixa na impressora, facilitando a transferência de arquivos.

Por isso, a impressão de fotos (nos formatos 10x15 cm e panorâmico) dispensa o uso de micros. O usuário tem a opção de transferir as imagens fazendo esse encaixe, utilizando um cabo USB ou a tecnologia Bluetooth, quando quiser imprimir fotos do celular.

O kit câmera e impressora, que chega ao Brasil entre setembro e novembro, tem preço sugerido de US$ 299 nos EUA.

Outra opção também portátil é a 475 GoGo, vendida sem a câmera por US$ 279 (o preço em reais ainda não foi divulgado).

Um de seus principais atrativos está nas três possibilidades de impressão: formatos 10x15 cm, panorâmico e 12x18 cm. A HP também usa como chamariz o fato de a impressora armazenar cerca de 1.000 fotos em seu disco rígido de 1,5 GB, além de receber arquivos via USB e Bluetooth.

"Esse tipo de produto vai ao encontro da demanda de alguns consumidores. Quando entraram em contato com a impressão doméstica, eles passaram a pedir uma solução portátil que funcionasse como uma nova Polaroid", diz Tran.

Volume

O novo produto para usuários domésticos com alta demanda é a Photosmart 8250, que imprime uma imagem de 10x15 (uma das opções de tamanho) em 14 segundos. A título de comparação, a 475 GoGo demora cerca de 60 segundos para fazer o mesmo.

Assim como as portáteis, a Photosmart 8250 dispensa micros: ela conecta-se a câmeras digitais via cabo USB, transfere conteúdo de celular via Bluetooth e imprime arquivos de cartões de memória.

O produto, que também chega ao Brasil entre setembro e novembro, ainda não tem preço sugerido em reais. Nos EUA, a impressora custará US$ 199.

Pacotes

Essas novas impressoras funcionam com jato de tinta, uma tecnologia considerada cara por muitos usuários. Para evitar que esse conceito atrapalhe as vendas, a HP criou "pacotes econômicos" que reúnem papel para a impressão de foto e cartuchos --as portáteis usam um, enquanto a Photosmart 8250 precisa de seis deles.

Cada foto sai por US$ 0,24 quando o usuário compra o kit, enquanto o preço médio de impressão em lojas nos EUA é de US$ 0,29. Já no Brasil, o preço será mais alto. O pacote HP 95 Series Photo Pack --com cartuchos e folhas suficientes para imprimir 200 fotos de 10x15 cm--, por exemplo, custará R$ 198.

A repórter viajou a Nova York a convite da HP

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home