|
Práticas, impressoras de
fotos são comparadas a novas Polaroids
JULIANA CARPANEZ
da Folha Online, em Nova York
A popularização das máquinas digitais, observada nos últimos anos, deu início
a uma tendência de impressão de fotos em casa. Essa possibilidade
--antigamente restrita aos donos de laboratórios de revelação-- agrada ao público
e ganha atenção dos fabricantes, que se voltam cada vez mais à produção de
impressoras de fotos.
Essa tendência ficou evidente durante um evento de lançamento da HP
(Hewlett-Packard), no início da semana, quando a companhia apresentou modelos
voltados a fotógrafos profissionais e amadores. "O foco desses produtos
está na conveniência da impressão doméstica e em sua facilidade de
uso", afirma Tuan Tran, vice-presidente de marketing, imagem e impressão
da HP.
Portáteis
Esse conceito de praticidade está presente na 422
GoGo, que pode ser usada por pessoas pouco familiarizadas com a tecnologia.
Além de ser portátil, esse modelo tem venda casada com uma câmera de 5,2
megapixels que se encaixa na impressora, facilitando a transferência de
arquivos.
Por isso, a impressão de fotos (nos formatos 10x15 cm e panorâmico) dispensa o
uso de micros. O usuário tem a opção de transferir as imagens fazendo esse
encaixe, utilizando um cabo USB ou a tecnologia Bluetooth, quando quiser
imprimir fotos do celular.
O kit câmera e impressora, que chega ao Brasil entre setembro e novembro, tem
preço sugerido de US$ 299 nos EUA.
Outra opção também portátil é a 475
GoGo, vendida sem a câmera por US$ 279 (o preço em reais ainda não foi
divulgado).
Um de seus principais atrativos está nas três possibilidades de impressão:
formatos 10x15 cm, panorâmico e 12x18 cm. A HP também usa como chamariz o fato
de a impressora armazenar cerca de 1.000 fotos em seu disco rígido de 1,5 GB,
além de receber arquivos via USB e Bluetooth.
"Esse tipo de produto vai ao encontro da demanda de alguns consumidores.
Quando entraram em contato com a impressão doméstica, eles passaram a pedir
uma solução portátil que funcionasse como uma nova Polaroid", diz Tran.
Volume
O novo produto para usuários domésticos com alta demanda é a Photosmart
8250, que imprime uma imagem de 10x15 (uma das opções de tamanho) em 14
segundos. A título de comparação, a 475 GoGo demora cerca de 60 segundos para
fazer o mesmo.
Assim como as portáteis, a Photosmart 8250 dispensa micros: ela conecta-se a câmeras
digitais via cabo USB, transfere conteúdo de celular via Bluetooth e imprime
arquivos de cartões de memória.
O produto, que também chega ao Brasil entre setembro e novembro, ainda não tem
preço sugerido em reais. Nos EUA, a impressora custará US$ 199.
Pacotes
Essas novas impressoras funcionam com jato de tinta, uma tecnologia considerada
cara por muitos usuários. Para evitar que esse conceito atrapalhe as vendas, a
HP criou "pacotes econômicos" que reúnem papel para a impressão de
foto e cartuchos --as portáteis usam um, enquanto a Photosmart 8250 precisa de
seis deles.
Cada foto sai por US$ 0,24 quando o usuário compra o kit, enquanto o preço médio
de impressão em lojas nos EUA é de US$ 0,29. Já no Brasil, o preço será
mais alto. O pacote HP 95 Series Photo Pack --com cartuchos e folhas suficientes
para imprimir 200 fotos de 10x15 cm--, por exemplo, custará R$ 198.
A repórter viajou a Nova York a convite da HP
|