|
Brasil lidera tempo de uso da
internet residencial
JULIANA CARPANEZ
da Folha Online
Os brasileiros bateram, em junho, recorde no tempo de navegação residencial: média
mensal de 16 horas e 54 minutos por pessoa. O valor fez com que o país
ultrapassasse as outras 11 nações monitoradas pelo Ibope//NetRatings, ficando
à frente de França (15 horas e 40 minutos), Japão (15 horas e 35 minutos),
Estados Unidos (14 horas e 46 minutos) e Espanha (14 horas e 41 minutos).
Desde setembro de 2000, quando o grupo iniciou esse tipo de medição no país,
essa é a segunda vez que o Brasil lidera a lista. A outra ocasião foi em abril
deste ano, quando a média de tempo on-line ficou em 15 horas e 14 minutos.
No mês passado, cerca de 11,5 milhões de pessoas utilizaram a internet no
Brasil, conectando-se de suas próprias residências --aumento de 0,3% em relação
a maio.
Entre os principais motivos para essa liderança estão a adesão à banda larga
e a grande quantidade de usuários jovens brasileiros.
"No Brasil, a internet tem mais jovens do que na Europa ou EUA. Muitos dos
nossos internautas cresceram já na era digital e têm essa ferramenta
totalmente incorporada em seu dia-a-dia", afirma Alexandre Sanches Magalhães,
analista de internet do Ibope//NetRatings.
O fato de o Brasil liderar a lista não está relacionado a iniciativas de
inclusão digital. Os números registrados pela pesquisa correspondem às
classes A e B --que concentram o acesso domiciliar-- e indica mudanças de
comportamento entre usuários já familiarizados com a internet.
Quando a web brasileira ganhar adeptos de classes mais baixas, algo que pode
acontecer via programas de inclusão digital como o "Computador
Para Todos", a média mensal de horas navegadas tende a cair. A falta
de intimidade com o universo virtual faz com que o novo internauta navegue
durante poucas horas, até se acostumar com a novidade.
Populares
De acordo com o estudo, 88,7% dos brasileiros monitorados navegaram em junho por
portais, buscadores e comunidades --categoria que inclui salas de bate-papo e páginas
pessoais, como blogs e sites de relacionamento.
Por outro lado, o grupo que engloba telecom e serviços de internet --sites das
operadoras de telefonia móvel, e-mails e os comunicadores instantâneos-- está
no foco de 85,6% dos usuários. As páginas de operadoras tornaram-se populares
entre os internautas porque elas permitem o envio de mensagens de texto para
celulares.
A medição do Ibope//NetRatings tem como base números coletados por um
software instalado no micro de internautas. O programa, que indica quanto tempo
essas pessoas passam on-line, monitora 220 mil usuários em 11 países
diferentes.
|
|
|