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eBay pesquisa o histórico de preços de produtos
O serviço de leilões online eBay lançou um novo serviço que permite que
compradores e vendedores verifiquem o histórico de preço mundial de
qualquer item em seu mercado eletrônico, por até noventa dias.
O eBay Marketplace Research, como o
novo serviço por assinatura é conhecido, oferece a compradores e
vendedores um panorama dos milhões de ofertas, lances e tendências de
preços do mercado, e na prática cria um barômetro constantemente
atualizado sobre os hábitos de consumo dos usuários.
O serviço pago oferece aos assinantes
acesso a dados, tabelas e gráficos que demonstram os preços que os 168
milhões de usuários do eBay pagaram em qualquer leilão dos últimos
meses, o que propicia aos consumidores um recurso poderoso de referência
quanto a preços básicos de itens.
"Ter uma idéia do valor real do que se
está vendendo ajuda", disse Martin Pyykkonen, analista da corretora
Hoefer & Arnett, de Boulder, Colorado.
"Com a pesquisa, a comprador informado
pode determinar que o item tem um valor X", concordou Hal Varian,
economista da Haas School of Business, na Universidade da Califórnia.
O serviço oferece três níveis de
assinatura, começando com um passe de dois dias por US$ 2,99, uma
assinatura mensal de US$ 9,99 e um pacote profissional com preço de US$
24,99 ao mês. As duas primeiras opções oferecem preços que remontam a
sessenta dias, enquanto a assinatura profissional, dirigida aos
vendedores mais ativos, oferece noventa dias de dados de preços.
Os vendedores podem acompanhar as
tendências à medida que elas se evoluem, online, permitindo que adaptem
suas estratégias de venda imediatamente. Pyykkonen disse que o serviço
ajudará o núcleo de vendedores que forma a base do eBay. "O eBay precisa
fazer todo o possível para ajudar a comunidade de vendedores",
aumentando o número de participantes e convertendo-os em "power sellers",
os participantes veteranos e mais ativos do mercado.
Allen Weiner, analista do Gartner Group,
disse que a concorrência no mercado de leilões online está esquentando,
tanto por parte de empresas iniciantes quanto de grandes grupos de
Internet que começam a penetrar no mercado de classificados, como o
Google.
Reuters |