Soft gratuito do Google controla eficiência de anúncios

da Folha de S.Paulo

O Google, operador da ferramenta de busca mais utilizada da internet, lançou um software gratuito que permite às empresas ter um controle maior da eficiência de seus anúncios on-line.

O programa Google Analytics permitirá que os clientes monitorem o número de vezes que os internautas clicaram nos anúncios que aparecem ao lado dos resultados de busca e controlem se os usuários compraram algum produto ou se o acesso gerou alguma venda, disse Richard Holden, diretor do setor de gerenciamento de produtos da empresa.

A oferta de mais informações aos clientes sobre o funcionamento dos anúncios pode encorajá-los a investir mais nesse tipo de mídia, disse Holden. O Google, sediada em Mountain View, no Estado norte-americano da Califórnia, já oferece um software de monitoramento, chamado Urchin, por US$ 199 mensais. Os recursos desse serviço constarão na ferramenta gratuita, disse Holden. O novo software ressalta a capacidade da Google de utilizar sua crescente divisão de anúncios para oferecer gratuitamente um produto que antes custava centenas de dólares.

"Acreditamos que isso tornará os anunciantes mais eficientes", disse Holden. "O novo software fará nossos negócios crescerem mais rapidamente."

Cerca de oito em cada 10 empresas americanas com vendas anuais de US$ 1 milhão ou mais não utilizam softwares para monitorar o desempenho de campanhas publicitárias online ou possuem softwares desatualizados para realizar essa tarefa, disse Eric Peterson, analista da Jupiter Research, de Portland, em Oregon.

As ações da Google registraram queda de US$ 0,70, sendo comercializadas a US$ 390,40 na última sexta-feira, dia 11 de novembro, no pregão composto da Nasdaq. Este ano, os papéis da empresa mais do que dobraram de valor.

A Google obtém sua receita com a venda, em leilões online, de anúncios que aparecem ao lado dos resultados de busca de seu site. Os clientes fazem lances por certos termos de busca e pagam quando os usuários do site clicam em seus anúncios.

Com a utilização do software Google Analytics, os proprietários de sites serão capazes de monitorar quantas pessoas clicaram em seus anúncios e, em seguida, acompanhar sua movimentação pelo site para determinar quantas solicitaram um catálogo ou compraram um produto, disse Holden. O novo software estará disponível em 16 línguas.


 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home