|
Comércio eletrônico
cresce 42,8% no Brasil em 2005
O comércio eletrônico no país fechou 2005 com faturamento acima de R$
2,5 bilhões, 42,8% acima do registrado no ano anterior, segundo
levantamento da e-Bit, empresa de pesquisa de varejo online. Apesar do
bom resultado, o desempenho ficou um pouco abaixo do verificado em 2004,
quando o crescimento foi de 47% ante 2003.
No Natal de 2005, período que abrange no levantamento da e-Bit de 15
de novembro a 23 de dezembro, o varejo eletrônico do país teve vendas de
R$ 458 milhões, expansão de 61%. "A princípio, esperava-se um
faturamento (no Natal) de R$ 420 milhões, porém os resultados da
pesquisa mostraram um crescimento quase 10% maior que a expectativa da
e-Bit", informou a companhia de pesquisa em comunicado.
A e-bit, que compila dados de 450 lojas online do país em parceria
com a PricewaterhouseCoopers, esperava que o setor encerrasse o ano
passado com faturamento de R$ 2,3 bilhões, puxado principalmente por um
maior número de internautas que sentem confiança nas compras pela Web.
Dados que incluem base de clientes e valor médio das compras pela
Internet realizadas no ano passado devem ser concluídos até o final
deste mês, informou a e-Bit. Até o primeiro semestre de 2005, o número
de clientes de sites de varejo havia crescido 43%, na comparação com o
mesmo período de 2004, para 4 milhões. Desse total, 20% são pessoas que
usaram a Web para fazer compras pela primeira vez.
Entre os itens mais vendidos no Natal, CDs e DVDs lideraram, com 19%
de participação, seguidos por livros e revistas e eletrônicos, com 16%.
Os produtos dessa última categoria foram destaque do final do ano
passado, ao crescerem nove pontos percentuais ante participação de 7% em
2004.
Reuters
|